São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 28/11/2014

6h de SP: estrutura para o público sofre uma drástica redução em 2014

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Áreas centrais em 2013, quando havia atividades ao público no centro, e 2014, estacionamento

Áreas centrais em 2013, quando havia atividades ao público no centro, e 2014, estacionamento

Nas 6 Horas de São Paulo de 2013, os organizadores tentaram levar a Interlagos um pouco do que são as 24 Horas de Le Mans para o público, que tinha à disposição no centro do autódromo paulistano uma área em que podia comer, descansar e assistir a shows. No entanto, a edição de 2014 significa um abandono de uma boa parte desse conceito. O público que for a Interlagos neste sábado, 29 de novembro, e neste domingo, 30, vai encontrar uma área central bastante diferente daquela do ano passado, pois voltou a servir como estacionamento.

Parque de diversões foi muito reduzido (Andrei Spinassé/Esportividade)

Parque de diversões foi muito reduzido (Andrei Spinassé/Esportividade)

Na terceira edição das 6 Horas de São Paulo, ainda há um parque de diversão, mas com apenas quatro atrações – uma delas um bate-bate minúsculo. A roda-gigante é ainda o que vale por lá.

Escolinha de trânsito para crianças (Andrei Spinassé/Esportividade)

Escolinha de trânsito para crianças (Andrei Spinassé/Esportividade)

Ainda fazem parte do evento uma exposição de carros antigos, um espaço da Polícia Militar e uma escolinha da PM para as crianças aprenderem na prática noções básicas de trânsito. O restante foi bastante reduzido. O “village” é mais uma área de estandes de patrocinadores e oferece algumas outras atrações, como um simulador de corrida e um de voo da Força Aérea Brasileira.

Carro antigo da PM em exposição (Andrei Spinassé/Esportividade)

Carro antigo da PM em exposição (Andrei Spinassé/Esportividade)

A Playcorp, especializada em grandes eventos, como o tradicional Réveillon da avenida Paulista, esteve presente mais ativamente nas 6 Horas de São Paulo de 2013. Entretanto, neste ano a empresa de Emerson Fittipaldi, que organiza o evento, está ainda mais à frente dele. A prova não vai acontecer em 2015, mas, de acordo com o bicampeão de Fórmula 1, voltará ao calendário em março de 2016.

Área ainda chamada de "village": mas não é a mesma coisa (Andrei Spinasse/Esportividade)

Área ainda chamada de “village”: mas não é a mesma coisa (Andrei Spinassé/Esportividade)

Mas as atenções neste fim de semana em Interlagos estarão voltadas para os três mais modernos protótipos do Campeonato Mundial de Endurance, os de Audi, Porsche e Toyota (clique aqui e saiba mais sobre eles), e para a Ferrari F458 Italia da classe LMGTE Am número 61, que vai ser pilotada por Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal.

Exposição de carros de competição antigos (Andrei Spinassé/Esportividade)

Exposição de carros de competição antigos (Andrei Spinassé/Esportividade)

Os ingressos estão à venda pela internet e também nas bilheterias de Interlagos, na avenida Senador Teotônio Vilela. Presencialmente não se paga taxa de conveniência.

Outro lado

A Fittipaldi diz que quis neste ano concentrar mais as atrações em um mesmo lugar, em um espaço que em outros eventos é usado como setor VIP, pois em 2013, quando era utilizada a área central do estacionamento, o público ficava muito disperso no autódromo.

Onde estacionar

A organização das 6 Horas de São Paulo informa: somente as categorias de ingresso Winner’s Clube e Fittipaldi Lounge possuem estacionamento dentro do autódromo. No sábado (29) e no domingo (30), haverá vans saindo da estação de trem Autódromo que farão o trajeto gratuitamente até o autódromo.

Haverá um estacionamento dedicado aos deficientes físicos. Para usá-lo seu carro precisa estar identificado com adesivo. Existirá também, segundo a organização, transporte a essas pessoas dentro do evento.

Saiba como foi cada dia da edição de 2013:
Sexta-feira: Interlagos vira parque de diversões com as 6h de São Paulo
Sábado: Clima familiar predomina em Interlagos; há shows de rock
Domingo: Público aprova contato com pilotos e atrações, mas faz pedidos

Reportagem atualizada às 17h26 de 29 de novembro.

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