São Paulo - região metropolitana
Ciclismo 13/06/2017

Fundação detentora de São Silvestre e Prova 9 de Julho nega objetivar lucro

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
9 de Julho e São Silvestre, eventos esportivos da Cásper Líbero (Divulgação)

9 de Julho e São Silvestre, eventos esportivos da Cásper Líbero (Divulgação)

A Fundação Cásper Líbero, detentora dos direitos de dois dos eventos esportivos mais tradicionais do Brasil, Corrida de São Silvestre e Prova Ciclística 9 de Julho, tornou-se alvo de discussões a respeito de preços de inscrições. Após debates sobre o da São Silvestre de 2016, R$ 160, veio o referente ao fato de que, em 2017, a 9 de Julho começou a cobrar inscrição do participante: deixou a gratuidade e passou a custar R$ 195 ao ciclista. De acordo com a Cásper, porém, isso não tem a ver com lucros, até porque diz ser uma “instituição sem qualquer finalidade lucrativa”.

“Todo o dinheiro arrecadado é investido de novo nas próprias estruturas, e esse é um compromisso também da 9 de Julho: toda a verba arrecadada será revertida na prova”, disse Marcus Gurgel, o responsável pela comercialização das plataformas de esporte da fundação. A FCL, controladora da TV Gazeta, é regida, segundo Marcus, por uma lei que exige essa finalidade.

Gurgel afirmou que a decisão de cobrar inscrição teve relação com a independência da prova, cuja 71ª edição será realizada no próximo dia 9/7, domingo e feriado estadual. “O evento só vai crescer com a independência dele; precisamos estar distantes de decisões públicas para que tenhamos a definição de como exatamente ele vai acontecer”, declarou.

Em 2016, último ano das inscrições gratuitas, quase 27% dos inscritos não estiveram na prova. “No ano passado, recebemos 3.500 inscrições, e 2.561 pessoas participaram da prova. Mais de 900 pessoas vieram, pegaram o lugar de outras e não competiram”, afirmou.

Os ciclistas terão nova chance de se inscrever (clique aqui) na 71ª Prova Ciclística 9 de Julho a partir desta quarta-feira, 14 de junho de 2017. Os amadores terão, segundo a Cásper, uma “experiência de prova aumentada”, já que lhes será oferecida uma quilometragem maior para percorrer do que em 2016, quando completavam apenas uma volta de 28,3 km.

O pelotão de aspirantes vai abrir a disputa: largada às 6h45 (às 6h50 para mulheres) e duas voltas em um circuito de 22,7 km a serem concluídas até as 8h45 (embora, na prática, eles tenham 90 minutos para a conclusão). A elite masculina sairá às 9h e terá de completar cinco voltas. Logo em seguida, às 9h02, ciclistas federados percorrerão 4 voltas. O pelotão de elite feminino e da federadas terá a sua largada autorizada às 9h05, sendo necessárias três voltas, sempre tendo na região do Jockey Club de SP os marcos inicial e final.

Os ciclistas passarão por alguns dos principais parques da cidade de São Paulo, como o Ibirapuera, o do Povo e o Villa-Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim e das avenidas Juscelino Kubitschek, Lineu de Paula Machado e Professor Fonseca Rodrigues.

A São Silvestre, que em 31 de dezembro de 2017 acontecerá pela 93ª vez, conta com a Globo como parceira na promoção e na transmissão e com a Yescom, empresa do ramo de corridas de rua, na parte organizacional.

Problemas na edição de 2016 da São Silvestre:
Mulheres batem recorde na São Silvestre-2016; falta água na corrida

Comentários


  • Edu marques disse:

    COM TODO RESPEITO, PEGAM NOSSO DINHEIRO PARA PAGAR O SALARIO DA FALIDA TV GAZETA…
    POR FAVOR NAO SE INSCREVAM

    REVOLUÇÃO JÁ

  • Ederson disse:

    Gostaria de saber como faço inscrição para este ano

    • Esportividade disse:

      Oi, Ederson! A Prova Ciclística 9 de Julho já foi, aconteceu em 9 de julho. As inscrições para a São Silvestre ainda não foram abertas. Obrigado!

  • Ivanor Bernardo Tonini disse:

    Em que dat abrem as inscrições par a
    São Silvestre?

  • Mário Sérgio de |Abreu disse:

    Gostaria de participar mas o preço de $ 195,00 para a inscrição eu achei um absurdo e os motivos pelos quais resolveram cobrar essa taxa não me convenceram

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.