São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 11/11/2014

Allianz Parque é também concorrente do ginásio do Ibirapuera; entenda

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
WTorre apresenta ilustração de evento de MMA no Allianz Parque

WTorre apresenta ilustração de evento de MMA no Allianz Parque

Não é somente o estádio do Morumbi que corre o risco de deixar de sediar eventos após a inauguração do Allianz Parque, que vai receber pela primeira vez um jogo oficial em 19 de novembro, quarta-feira da próxima semana – Palmeiras x Sport. O ginásio Geraldo José de Almeida, mais conhecido como do Ibirapuera, pode ser trocado às vezes pelo novo estádio palmeirense por este possuir uma configuração que permite que 12 mil pessoas assistam a um evento esportivo ou a um show sem tomarem sol ou chuva e sem que o espetáculo afete o gramado.

Um catálogo distribuído pela construtora WTorre no início de 2013 exemplificou o anfiteatro com uma ilustração de um evento de MMA no Allianz Parque. Para o UFC, por exemplo, essa opção oferecida pelo novo estádio permitiria até uma capacidade de público maior que a do Ibirapuera. No mais recente evento do mais importante campeonato de MMA em São Paulo, em 31 de maio de 2014, 8.986 pessoas compareceram ao ginásio da zona sul.

Ginásio do Ibirapuera em dia de Brasil x EUA (FIVB/Divulgação)

Ginásio do Ibirapuera em dia de Brasil x EUA (FIVB/Divulgação)

Mas a capacidade real do ginásio do Ibirapuera está entre 10 mil e 11 mil. Em 10 de agosto, 10.315 torcedores viram de perto Brasil x Estados Unidos, do Grand Prix de vôlei, lá.

Questionada sobre qual será a interferência do Allianz Parque no uso do ginásio, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que é quem cuida do local, disse que o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, onde fica o ginásio, conta com agenda diversificada de eventos e afirmou: “A inauguração de um espaço para o mesmo fim significa um acréscimo de qualidade para a cidade e o Estado, que é reconhecido internacionalmente como referência na realização das mais diversas atividades, sejam elas esportivas, profissionais ou outras naturezas”.

O ginásio do Ibirapuera foi inaugurado em 25 de janeiro de 1957. Passou por uma reforma geral em 2010 e 2011, em que houve reparos no teto para não existirem mais goteiras, e recebeu novos refletores e cadeiras, por exemplo.

De 3 a 12 outubro, o violinista e regente holandês André Rieu fez mais uma temporada de shows no ginásio do Ibirapuera. Em um mês como dezembro seria perfeitamente possível uma sequência assim no Allianz Parque.

Foto aérea do Allianz Parque de 23 de outubro de 2014 (Divulgação)

Foto aérea do Allianz Parque de 23 de outubro: cobertura maior, à direita, é do anfiteatro

Ainda não foram anunciados shows nem eventos esportivos no chamado anfiteatro do estádio do Palmeiras, mas já existem dois da configuração maior confirmados: Paul McCartney tocará para 48 mil pessoas por noite em 25 e 26 de novembro. A norte-americana AEG, uma gigante do entretenimento, foi chamada para gerir o novo empreendimento.

Vista da arquibancada superior do Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

Vista da arquibancada superior do Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

O Morumbi, que também enfrenta a concorrência do Allianz Parque, receberá show da banda norte-americana de rock Foo Fighters em 23 de janeiro de 2015. A vantagem do estádio são-paulino é a capacidade, a maior do Estado.

Placar

Situação do placar do estádio do Ibirapuera (Andrei Spinassé/Esportividade)

Situação do placar do estádio do Ibirapuera (Andrei Spinassé/Esportividade)

O placar eletrônico do estádio Ícaro de Castro Mello, ao lado do ginásio do Ibirapuera, está desativado e deteriorado atualmente. “Uma nova licitação está em processo de abertura para que a instalação esportiva conte com um equipamento adequado às tecnologias atuais”, disse a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentário