São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Rio-2016 16/03/2015

Arena Corinthians é o estádio de São Paulo nos Jogos Olímpicos de 2016

Por Esportividade
Arena Corinthians (Eliezer dos Santos)

Arena Corinthians (Eliezer dos Santos)

A Arena Corinthians, em Itaquera, está confirmada como sede de jogos de futebol da Olimpíada de 2016. O estádio corintiano, inaugurado em 2014 e que recebeu seis partidas da Copa do Mundo, entre elas a de abertura de uma das semifinais, é o único de São Paulo na lista. O palmeirense Allianz Parque chegou a ser cogitado também, mas já foi descartado.

A operação montada para o Mundial de futebol em Itaquera foi bem-sucedida. O uso do transporte público novamente será recomendado pela organização, já que as estações de metrô e trens da CPTM da região ficam a no máximo 1 km do estádio. Mas o público olímpico será menor que o da Copa, pois as arquibancadas provisórias, que podiam comportar 20 mil pessoas, foram desmontadas ainda em 2014.

No entanto, Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, deixa em aberto a possibilidade de rejeitar o evento. O clube a a prefeitura divergem sobre a situação dos CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento), os quais os dirigentes corintianos esperam comercializar para que uma parte da obra seja paga (R$ 420 mi). Mas é questionada pelo Ministério Público a legalidade dos CIDs, que até agora não puderam ser vendidos.

“Precisamos saber quem arcará com as obras do overlay (específicas para o evento) e também da liberação dos CIDs. Do contrário, o clube deve rever a decisão de sediar a Olimpíada”, disse.

Foi definido que as partidas do futebol serão disputadas nos seguintes estádios: Maracanã e estádio Olímpico/Engenhão (RJ); Arena Corinthians (SP); Arena Fonte Nova (BA); Arena Amazônia (AM); estádio Mané Garrincha (DF); e Mineirão (MG).

Única modalidade com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai levar os Jogos Olímpicos para o resto do país com a realização de 58 partidas. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. Outros detalhes da tabela do torneio devem ser definidos pela Fifa e pelo Comitê Organizador Rio-2016 nos próximos dias.

De acordo com o site oficial olímpico, até agora duas seleções da América do Sul já garantiram presença na competição masculina: o Brasil, como país-sede, e a Argentina, campeã do sul-americano sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América-2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

A competição olímpica masculina é disputada por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto – um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos-2016 – e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Vão se classificar para a fase seguinte as duas melhores equipes de cada grupo, e as fases de quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto de 2016 – dois dias antes da cerimônia de abertura – e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As classificadas jogam as quartas de final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.

Deixe seu comentário