São Paulo -
região metropolitana

Fechar

Nome

Modalidade

Localidade

Proximidade

Insira um CEP. Exemplo: 01310-000

Data

Intervalo de datas

Exemplo: 01/01/2013

Evento para

Gratuito

 

Evento para


Assuntos em alta

Autódromo de Interlagos

Compartilhar

interlagos

Nome oficial: Autódromo Municipal José Carlos Pace
Endereço: Av. Senador Teotônio Vilela, 261; Cidade Dutra; São Paulo/SP
De trem: desembarque na estação Autódromo (caminhada de aproximadamente 1,7 km até o portão principal, o 7)
linha9esmeralda

O mais importante autódromo da América do Sul foi inaugurado em 12 de maio de 1940, em uma época em que, por falta de espaços apropriados, as corridas eram feitas nas ruas.

A construção de Interlagos fazia parte de um ambicioso plano da S/A Auto-Estradas, do empreendedor Louis Romero Sanson, que fez para a região situada entre as represas Billings e Guarapiranga um projeto urbanístico que a tornaria um lugar de moradias agradáveis e de bastante diversão para as famílias paulistas. O autódromo era justamente uma das atrações do plano.

Sanson inspirou-se em circuitos como Brooklands, na Inglaterra, e Indianápolis, nos EUA, para desenhar um traçado seletivo e técnico, tirando proveito do relevo do terreno, o qual propiciava (e ainda propicia) ao público uma visão muito ampla do circuito. O resultado disso foi uma pista de 7.960 metros, com curvas de baixa e alta velocidade, subidas e descidas, que seria percorrida em sentido anti-horário. Também havia a possibilidade de serem realizadas corridas no anel externo. Nos primeiros anos de Interlagos, Chico Landi era o grande piloto brasileiro.

Recebeu grandes melhorias para a chegada da Fórmula 1, em 1972, quando já era patrimônio da Prefeitura de São Paulo. Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace foram os pilotos brasileiros que venceram corridas da categoria no circuito original. Este, morto em um acidente de avião em 1977, passou a emprestar, como uma homenagem, o nome ao autódromo.

Para que a Fórmula 1 voltasse a São Paulo em 1990, depois de nove anos seguidos em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Interlagos teve de sofrer uma completa reforma: passou a ter 4.325 metros (medições atuais indicam 4.309 metros), e o traçado antigo deixou de poder receber corridas. Na pista nova, Ayrton Senna triunfou duas vezes, em 1991 e 1993, e Felipe Massa obteve vitórias em 2006 e 2008.

Desde a criação do novo traçado, obras são feitas para que Interlagos evolua, mas a Fórmula 1 exige mais espaço para o trabalho das equipes nos boxes e no paddock. Dessa forma, as garagens atuais serão reformadas e haverá a ampliação da retaguarda para a edição de 2015 do GP do Brasil.


Compartilhar