São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Automobilismo 30/04/2015

Ayrton Senna é homenageado com show na fonte multimídia do Ibirapuera

Por Esportividade
Paulistanos assistem à pré-estreia de espetáculo sobre Senna (Adilson Silva)

Paulistanos assistem à pré-estreia de espetáculo sobre Senna (Adilson Silva)

Ayrton Senna será relembrado no parque sob o qual passa o túnel que leva seu nome. O paulistano poderá conferir a partir desta sexta-feira, 1º de maio, dia em que a morte do piloto vai completar 21 anos, um espetáculo na fonte multimídia do Ibirapuera. O inédito “Ayrton Senna – A Saga do Herói” será inaugurado às 20h desta sexta-feira. As apresentações acontecerão nos dois fins de semana seguintes, sempre em duas apresentações diárias.

Essa é a primeira vez que um esportista recebe esse tipo de homenagem de um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. A ação é uma parceria do Instituto Ayrton Senna com a Divina Comédia, empresa responsável pelos eventos na fonte, contando com o apoio do Pão de Açúcar e o da Prefeitura de São Paulo.

O espetáculo vai fazer, principalmente, um paralelo entre Senna e a água, já que a chuva foi, muitas vezes, sua grande aliada nas pistas, e ficou conhecido como “O rei da chuva”. “Segundo o estudioso Joseph Campbell, o herói em todo mito é aquele personagem que cumpre seu ciclo em três etapas ‘partida, realização e retorno’. Ele sofre, conquista e volta com uma mensagem. Uma mensagem para todos. Nada mais Ayrton Senna que essa afirmação”, disse Ayrton Martini, diretor da empresa Divina Comédia.

As apresentações, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Ayrton Senna, contarão a história do tricampeão de Fórmula 1 e mostrarão números importantes da carreira, as corridas históricas, a identificação do piloto com as crianças e cenas do piloto carregando a bandeira do Brasil. Entre as imagens exibidas estarão o primeiro triunfo de Senna na Fórmula 1 (no GP de Portugal de 1985, no Estoril), a vitória no Grande Prêmio do Brasil de 1991 e momentos das conquistas dos três títulos.

Haverá também um destaque para a chamada “melhor volta de todos os tempos”, quando o paulistano, que cresceu na zona norte da cidade, fez quatro ultrapassagens na primeira volta do Grande Prêmio da Europa de 1993, realizado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. A façanha será contada por meio de imagens, músicas, dança das águas e efeitos especiais da fonte.

A trilha sonora foi baseada em músicas eruditas e populares da época de sua infância e juventude. Existirá um destaque para os artistas dos quais Ayrton gostava, como Phil Collins, e estarão presentes canções que fizeram parte de CDs em tributo a ele. Entre as canções escolhidas para a apresentação vão estar trechos de grandes sinfonias, heavy metal e rock progressivo.

A canção “The Best” (Tina Turner dedicou a música a Senna em uma ocasião em que ele estava na plateia de um show) é o “motor sonoro” das cenas de atos de coragem do homenageado, e compõem o espetáculo dois sambas-enredos feitos em homenagem a ele (Gaviões da Fiel e Unidos da Tijuca).

A fonte multimídia contará com um sistema de som espalhado pelo lago, programado para dar a impressão de que o carro corre pela margem.

Serviço:
Estreia: 1º de maio, às 20h
Quando: dias 2, 3, 9 e 10 de maio
Duas apresentações: às 20h e às 20h30
Local: parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
Valor: entrada gratuita

Leia também:
Ayrton Senna divertia-se com voltas “na contramão” em Interlagos
20 anos após sua morte, Senna ainda faz parte da rotina de São Paulo

Deixe seu comentário