São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 22/04/2013

CET recomenda uso de transporte público para quem vai à SP Indy 300

Por Esportividade
São Paulo Indy 300 de 2012 (Claudio Capucho/Fotoarena)

São Paulo Indy 300 de 2012 (Claudio Capucho/Fotoarena)

A Companhia de Engenharia de Tráfego recomenda que as pessoas que verão de perto a quarta edição da São Paulo Indy 300, em 4 e 5 de maio de 2013, na zona norte da capital paulista, usem o transporte público. Como em outros anos, não haverá bolsões de estacionamento nas imediações do local. No entanto, haverá linhas especiais de ônibus que irão ao circuito do Anhembi partindo de pontos como a estação Tietê do metrô, a praça da República e a avenida Paulista.

Serão mais de 700 funcionários da CET – técnicos da Central de Operações e operadores de tráfego – envolvidos no controle do trânsito da região. Também estarão disponíveis 80 viaturas e o apoio de guinchos e motos.

A CET fará uma ação especial do Programa de Proteção ao Pedestre nos dias 4 e 5 de maio para, segundo a companhia, desenvolver ações educativas e operacionais com o público que vai ao evento.

Confira em detalhes a operação da CET para a São Paulo Indy 300 de 2013:

ÁREAS DE ESTACIONAMENTO PARA VEÍCULOS DE PASSEIO: A recomendação é que seja utilizado o transporte público – ônibus, metrô, trem e taxis. Não serão criadas áreas de estacionamento para veículos particulares próximas à área do evento e não haverá vagas em vias públicas no entorno do circuito. A região apresenta estacionamentos particulares distantes até 1 km do parque Anhembi.

TRANSPORTE PÚBLICO: Para o atendimento do público, serão disponibilizadas linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados nos seguintes locais:

  • Paulista: avenida Paulista, em frente ao parque Trianon
  • República: praça da República com a rua do Arouche
  • Aeroporto de Congonhas
  • Estações de metrô Tietê (embarque na avenida Cruzeiro do Sul, sentido bairro-centro) e Barra Funda (rua Prof. Wilfrides Alves de Lima entre rua Tagipuru e avenida Auro Soares de Moura Andrade)

As linhas regulares de ônibus que circulam pela avenida Olavo Fontoura e região do parque Anhembi terão o itinerário alterado para realização da corrida. Os novos trajetos poderão ser consultados no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) ou telefone 156.

ÔNIBUS FRETADOS: Será ativado bolsão de ônibus para fretados na avenida Braz Leme, sentido centro, entre a rua do Aclamado e a rua Sóror Angélica. O embarque e o desembarque de passageiros deverão ser realizados na mesma avenida, em ambos os sentidos, entre as ruas Doutor Melo Nogueira e Marambaia.

BOLSÕES PARA TÁXI: Na chegada ao evento, o desembarque deverá ser realizado preferencialmente na rua Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento. Para a operação saída, foram credenciados 3.500 táxis que serão distribuídos em dois pontos: um na junção da rua Anita Malfatti com avenida Olavo Fontoura e outro na praça Campo de Bagatelle, sob coordenação do Departamento de Transporte Público (DTP).

METRÔ E TREM: As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treinos e corridas. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.

MOBILIDADE REDUZIDA: A SPTrans disponibilizará serviço especial de transporte do Atende às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Haverá atendimento de linhas criadas com destino ao circuito da Indy, partindo dos miniterminais:

  • Tietê: rua Marechal Odylio Dennys, próximo à avenida Cruzeiro do Sul, ao lado da saída da estação Tietê do metrô
  • Barra Funda: avenida  Auro Soares de Moura Andrade, internamente ao terminal, ao lado da rampa de acesso de deficientes
  • Paulista: avenida  Paulista, em frente ao parque Trianon
  • República: praça da República com a rua do Arouche
  • Aeroporto de Congonhas

Além destes miniterminais, o Atende disponibilizará transporte também nos seguintes locais:

  • PAMA: para o público indicado ao estacionamento daquele local
  • Linha externa: dois pontos de atendimento estarão disponíveis na avenida Olavo Fontoura, em seus dois extremos (praça Campos de Bagatelli e próximo à ponte Casa Verde)
  • Linha interna: onde dar-se-á três pontos de embarque (próximo à passarela e elevador; ao lado da saída do “Trenzinho” e ainda próximo aos boxes)

Horário de operação: nos dias 4 e 5 de maio, a partir das 6h (com exceção do aeroporto de Congonhas, que se inicia às 7h) ao término do evento, checados todos os setores para verificar se não há mais público.

BLOQUEIOS OPERACIONAIS: Como o circuito da São Paulo Indy 300 será prioritariamente de rua – num total de 4.180 metros e 11 curvas – a CET realiza intervenções no entorno do Anhembi.

A CET vai bloquear ao tráfego, das 23h59 de quinta-feira, dia 2, às 20h de domingo, dia 5 de maio, as seguintes vias:

  • Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana, entre a rua Brazelisa Alves de Carvalho e a praça Campo de Bagatelle
  • Pista local da marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a ponte das Bandeiras e a ponte da Casa Verde
  • Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos
  • Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a rua Massinet Sorcinelli e a avenida Santos Dumont (esta via terá alteração de circulação da mão de direção de único para duplo)
  • Rua Massinet Sorcinelli, entre a marginal e a Marechal Leitão de Carvalho

Das 21h de sexta-feira, dia 3, às 20h de domingo, dia 5 de maio de 2013:

  • Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde, entre praça Campo de Bagatelle e a rua Brazelisa Alves de Carvalho.

Ampliação dos bloqueios viários das 21h de sexta-feira, dia 3, às 20h de domingo, dia 5 de maio, as seguintes vias:

  • Rua Professor Luciano Prata
  • Rua Doutor Melo Nogueira

E interdições parciais nas seguintes vias:

  • Rua Brazelisa Alves de Carvalho
  • Rua Anita Malfatti

Inversão de mão de direção:

  • Rua Hermenegildo C. de Almeida entre Brazelisa Alves de Carvalho e avenida Braz Leme

A partir das 21h do dia 3 de maio até as 20h do dia 5 de maio, o acesso à avenida Olavo Fontoura será restrito, somente sendo permitido o acesso de pessoas devidamente credenciadas. As pessoas que por ventura acessarem a avenida Olavo Fontoura antes deste período deverão utilizá-la sentido praça Campo de Bagatelle para marginal do Tietê como única alternativa para deixar o local onde se encontram.

No período de interdição informado a avenida Olavo Fontoura terá sentido único de circulação da praça para a marginal, sendo permitida somente a circulação de vans credenciadas e autorizadas no contra-fluxo no trecho da avenida compreendido entre a rua Prof. Milton Rodrigues e numeral 1078 da Infraero para retorno dos veículos até o PAMA. Os veículos que se destinam ao aeroporto Campo de Marte deverão acessar o complexo pela avenida Santos Dumont, portaria oposta a rua Santa Eulália.

RECOMENDAÇÕES AO PÚBLICO

  • Dê preferência ao uso do transporte público (metrô, ônibus e táxi)
  • Não confie em guardadores de veículos que indicam locais para estacionar e que não sejam permitidos
  • Não estacione veículos sobre calçadas, canteiros centrais, ajardinamentos e diante de guias rebaixadas
  • Se necessitar pedir informações, o faça de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito
  • Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada
  • Pedestre, atravesse na faixa e utilize a passarela

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.