São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 26/11/2014

Cinco motivos pelos quais você deve ver as 6h de São Paulo em Interlagos

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Protótipo da Audi em Interlagos (Fábio Davini)

Protótipo da Audi em Interlagos (Fábio Davini)

A terceira edição das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance é o último evento automobilístico internacional do ano na capital paulista. Os mesmos carros que disputam as 24 Horas de Le Mans, que são a principal etapa da temporada do WEC, correm em Interlagos. Listamos agora os cinco motivos pelos quais uma ida ao autódromo paulistano vai valer a pena neste fim de semana.

Maior contato do público com pilotos

Diferentemente do GP do Brasil de Fórmula 1, em que quem compra ingresso de arquibancada normal paga caro e não pode nem sequer chegar perto dos pilotos, nas 6 Horas de São Paulo o espectador gasta muito menos e, mesmo assim, tem direito a uma sessão de autógrafos com eles diante dos boxes em horário pré-estabelecido – domingo, dia 30, das 11h45 às 12h15.

Grandes carros

Os protótipos híbridos de Audi (R18 e-tron quattro), Porsche (919 Hybrid) e Toyota (TS 040) são um espetáculo à parte e estão voltados à eficiência energética, que está regulamentada no WEC.

O da Audi possui um motor de combustão interna para mover o eixo traseiro e um elétrico para o eixo dianteiro, e a energia deste provém de um sistema que recupera a de frenagens, armazenada com a ajuda do movimento de um rotor para ser usada posteriormente; o motor V6 turbodiesel de quatro litros produz 537 hp.

A Porsche escolheu uma bateria de íon de lítio para integrar os sistemas de recuperação de energia que movem o eixo dianteiro e um motor turbo de dois litros e quatro cilindros – que gera 500 hp – para acionar as rodas traseiras; também há energia recuperada de gases de exaustão.

O protótipo da Toyota, cujo combustível, assim como o da Porsche, é a gasolina, utiliza motor V8 naturalmente aspirado de 3,7 litros; o carro fez muito sucesso nesta temporada e possui um supercapacitor para armazenamento da energia recuperada.

Grandes pilotos

A volta às pistas o bicampeão de Fórmula 1 e organizador do evento Emerson Fittipaldi, que vai pilotar uma Ferrari F458 Italia da classe LMGTE AM (uma das quatro da prova), e a presença de Lucas di Grassi como um dos pilotos da Audi são as grandes atrações para os brasileiros, mas não podem ser esquecidas as participações de outros competidores muito conhecidos, como os já campeões de 2014 Anthony Davidson e Sébastien Buemi, os também ex-pilotos de Fórmula 1 Mark Webber, Nick Heidfeld, Alexander Wurz e Pedro Lamy e o especialista em endurance Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans. O piloto dinamarquês já anunciou: vai fazer em Interlagos sua última corrida.

Clima de festival

As 6 Horas de São Paulo oferecem uma atmosfera agradável ao espectador, que pode sair das arquibancadas e, então, se dirigir ao centro do autódromo.  Atrações divulgadas pela assessoria de imprensa do evento no começo de novembro: participações de Esquadrilha da Fumaça e personagens de Star Wars Rebels (uma nova série da Disney), feira gastronômica com food trucks, escola de educação no trânsito para crianças com Fapinhas, cidade da Polícia Militar, exposição da Força Aérea Brasileira, feira de colecionadores de Hot Wheels, exposição de carros antigos, feira de motor homes, simuladores, lojas, shows, exposições, parque de diversão.

Última grande prova em Interlagos em quase um ano

Como os boxes e o paddock passarão por completa reestruturação em 2015, as 6 Horas de São Paulo vão ser o último evento automobilístico de grande porte até o GP do Brasil do próximo ano, marcado para 15 de novembro. Vale a pena visitar Interlagos antes disso, portanto.

Clique aqui e saiba mais sobre as 6 Horas de São Paulo, inclusive como comprar o seu ingresso para o evento.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.