São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 03/02/2017

Circuito Fair Play explica-se; a etapa de São Paulo foi duas vezes adiada

Por Esportividade
Corrida de rua (Moyasportslog/Creative Commons)

Corrida de rua (Moyasportslog/Creative Commons)

Observação (feita às 8h04 de 14 de dezembro de 2017): o evento que aconteceria no dia 17 de dezembro de 2017 foi cancelado. Confira no site oficial (clique aqui) as explicações da Brasil Sports, organizadora das Corridas pela Vida (Fair Play), sobre o cancelamento.

Foi noticiado aqui no Esportividade que haveria uma corrida de rua em que doadores de medula óssea teriam desconto na inscrição. Deveria ter ocorrido em 15 de novembro de 2016, foi adiada para 12 de março de 2017 e, mais recentemente, para 11 de junho (entretanto, posteriormente, foi adiada para 25/06, Corrida de rua em São Paulo é adiada 3 vezes e muda de lugar 2 vezes, e depois para 20/08).

A organização do evento, que agora se chama Circuito Fair Play, enviou para o guia um comunicado oficial explicando o porquê de tantos adiamentos, não só da etapa de São Paulo, e contextualizando o caso e o evento. Leia-o:

Em medos de junho de 2016, a Brasil Sports foi procurada pelo Instituto Dr. Enéas Ferreira Carneiro para organizar a CORRIDA DE RUA E CAMINHADA PELA VIDA, que inicialmente estava marcada para 12 de outubro de 2016.

O interesse do instituto era divulgar a importância da doação de medula óssea, já que Enéas faleceu justamente por causa de leucemia. No projeto inicial, atletas que se inscrevessem como doadores de medula óssea iriam poder fazer a coleta de sangue em uma carreta que seria preparada para esse fim e que ficaria estacionada por uma semana no local do evento coletando e cadastrando esses doadores.

A Brasil Sports, como não poderia deixar de ser, “abraçou” o projeto.

A primeira providência foi mudar a data do evento para o dia 15/11/2016 no parque da Independência, em São Paulo (SP). O evento foi cadastrado no calendário oficial da cidade de São Paulo e, portanto, foi oficializado pela Prefeitura de São Paulo, com o aval da secretaria de Esportes, e as inscrições foram abertas.

Todas as providências foram tomadas para a realização da corrida no dia 15/11/2016, inclusive com a documentação exigida entregue na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável pela liberação do pq. da Independência, que precisava apenas informar o valor que deveríamos recolher aos cofres públicos para a utilização do parque. Para nossa surpresa e indignação, essa informação e a consequente liberação só aconteceram no dia 28/10/2016, ou seja, faltando pouco mais 15 dias para a realização do evento.

Conversamos com os demais órgãos municipais, principalmente a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo, que argumentou não ser mais possível organizar a operação de fechamento de ruas e tudo o que demanda um evento desse porte, o que nos obrigou a adiar o evento para o dia 12/03/2016, mesmo sem saber se conseguiríamos realizar a prova nessa nova data por conta da nova administração municipal (mudança de prefeito).

Mudança de projeto 

Percebemos que, infelizmente, seria muito difícil conseguir a autorização para realizar a coleta de sangue nos eventos utilizando a carreta. Por isso, o atleta que quiser se inscrever como um doador e, portanto, obter um desconto na inscrição terá que procurar um hemocentro que trabalhe com o Redome e fazer seu cadastro.

Doação a uma entidade beneficente

Decidimos que o valor que seria investido na coleta de sangue será destinado a uma instituição que trabalhe com portadores de câncer e nós escolhemos o Graacc por conhecermos seu trabalho e credibilidade.

Após várias reuniões, firmamos o contrato de parceria com o Graacc, e parte do valor das inscrições nas corridas de rua do nosso circuito será destinada à instituição, exceto as que se referirem a SÃO PAULO, SANTOS e PRAIA GRANDE, por ter o Graacc eventos próprios em São Paulo e em Santos.

Para os eventos de São Paulo, Santos e Praia Grande, mandamos ofício e já realizamos uma reunião com a direção da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para destinar parte do valor dessas inscrições à instituição. Ocorre que, até o momento, a direção da Santa Casa ainda não nos autorizou divulgar essa informação.

Sendo assim, a instituição beneficiada será a Associação Brasileira de Combate à Desnutrição (ABCD), que não é tão conhecida como o Graacc ou a Santa Casa, mas que realiza um trabalho muito importante oferecendo leite especial gratuitamente para crianças que nascem com intolerância a lactose e proteínas do leite. Uma lata desse leite especial chega a custar R$ 60 e não é oferecida pelo poder público. Portanto, é uma instituição que precisa de muita ajuda.

Doação em dobro

Caso a Santa Casa aceite oficialmente a nossa doação, temos um parceiro que doará o mesmo valor doado para ABCD para Santa Casa.

Novo adiamento e mudança de local da etapa de São Paulo

Por causa de todos esses transtornos, não conseguimos divulgar como é necessário a etapa de São Paulo e tampouco “alinhar” com a Prefeitura de São Paulo a sua realização. Dessa forma, mais uma vez resolvemos adiar a etapa de São Paulo para o dia 11/06/2017, mas não acontecerá no parque da Independência, já que, nesse dia, haverá uma outra corrida de rua no parque.

Estamos negociando com outros três locais que também são conhecidos e aprovados pelos corredores de rua e com custo bem menor que o do parque da Independência. Temos de pensar em redução de custos para termos uma corrida de excelente qualidade, com um preço de inscrição mais baixo e que possamos doar um bom valor para as entidades beneficiadas.

Comunicado completo (com contatos da organização):
Clique aqui e baixe-o; há também informações sobre a etapa de Santos

Comentários


  • Luiz Fernando Pacheco disse:

    Parabéns ao pessoal do Esportividade por mais uma matéria jornalística relevante! E boa sorte aos organizadores para que essa prova interessante e beneficente realmente aconteça… como eu havia dito num post sobre os “pipocas” na São Silvestre, são muitos os percalços e dificuldades que passam os organizadores de provas de corrida de rua no Brasil, e nós corredores muitas vezes não temos muita noção sobre isso. Abraços e boas corridas a todos!

  • Marcelo H. disse:

    Já é a terceira vez que adiam uma etapa. Entendo que exista burocracia e outras questões que atrapalhem a realização de um evento ambicioso como este, mas não haver nenhum contato com o corredor informando as alterações de data é um absurdo. A etapa de Campos do Jordão seria no final de janeiro é só fiquei sabendo na véspera da mudança para abril porque contarei a organização por e-mail, apenas por insegurança. Estava com tudo planejado, reservaria a hospedagem para mim e minha família, ainda bem que não o fiz já que perderia o dinheiro da multa pelo cancelamento. Mas deixei de marcar uma série de compromissos por isso.

    Agora mais uma vez uma nova mudança e graças a ser um leitor assíduo do Esportividade fiquei sabendo. Mais uma vez diversos planos e compromissos alterados por conta de uma corrida que não vai acontecer…

    Semana passada fiz meu primeiro contato solicitando o reembolso através do formulário do site. Nada de resposta… Hoje novamente. Vamos ver até onde vai o pouco caso desta empresa com seu público.

    De uma coisa tenho certeza, não correrei mais provas desta organização. Lamentável.

  • danielle disse:

    ja pedi o meu reebolso so que esse marcio nao devolve nao responde o email e nem atende os telefones que falta de respeitp

  • Anonimo disse:

    Vergonha, Vergonha, Vergonha….

  • Marcelo Rodrigues disse:

    Vergonha é pouco. Me parece má fé, porque incompetência já passou longe. A Centauro deveria retirar o apoio deste pessoal que está desorganizando a corrida. A prova que seria realizada na USP amanhã (25/06) foi adiada. E soube que já é a segunda vez. Quem foi retirar o kit foi avisado assim de sopetão. Que vergonha, não tem credibilidade nenhuma e ainda envolvem a Santa Casa nessa incompetência toda! Santa Casa, por favor, não deixem estes caras acabar com a credibilidade da Instituição.

  • Eduardo Gioeilli disse:

    A “organizadora” do evento não fala nada sobre a devolução do valor da inscrição, na verdade a empresa nem site possui. Já tentei contato por e-mail, telefone, whatsapp sem sucesso, também mandei um e-mail para a Santa Casa explicando o que ocorreu e vem ocorrendo para que eles estejam cientes do tipo de empresa a que eles se associaram.
    Fiz uma reclamação no PROCON um mês depois da suposta data da corrida e estou aguardando retorno.

    Diante desse cenário não entendo porque os sites continuam comercializando os eventos desse organizador

  • Kelly disse:

    Tive que entrar com pedido de auxílio jurídico para conseguir o ressarcimento do valor da matrícula. A organização ignorou completamente as minhas tentativas de contato. Não entrem neste barco furado.

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