Guia de São Paulo - região metropolitana

Fechar

Nome

Modalidade

Localidade

Proximidade

Insira um CEP. Exemplo: 01310-000

Data

Intervalo de datas

Exemplo: 01/01/2013

Evento para

Gratuito

 

Evento para


Acontece na cidade

Corrida de rua 08/05/2017

Como foi a estreia: corridas gratuitas de São Paulo têm ganho de tecnologia

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Compartilhar
Etapa Freguesia do Ó do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Etapa Freguesia do Ó do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Uma nova fase das corridas gratuitas apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, mais tecnológica, foi iniciada neste domingo, 7 de maio de 2017. A etapa da Freguesia do Ó, realizada, na verdade, entre os distritos da Brasilândia e da Cachoeirinha, na zona norte, mostrou como será a temporada do Circuito Caixa da Cidadania. Número de peito com chip de cronometragem, divulgação de tempo parcial de prova por SMS ainda com a corrida do atleta em andamento, envio de resultado final também por SMS minutos depois da chegada: nada disso havia no Circuito Popular. A Iguana Sports, contratada pela Caixa para organizar o novíssimo circuito, colocou à disposição dele a mesma tecnologia que usa em suas provas.

camVocê em ação: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver sua foto na etapa da Freguesia do Ó; você pode também achar as de seus amigos que correram!

Mostrou-se um acerto a ausência de necessidade de se dirigir ao lugar da corrida no dia anterior para retirada de kit. Assim que chegavam ao fim da avenida Inajar de Souza, entre 6h30 e 7h30, os participantes entravam em uma escola municipal, onde estava montada a “arena do evento”. E lá, de acordo com o número previamente recebido por e-mail, retiravam o de peito, bastando exibir a tela do celular e um documento com foto. Quem não se lembrava do seu número podia consultar lista afixada na parede.

Aquecimento do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Aquecimento do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Às 7h30 a grande maioria das pessoas já havia feito sua retirada e, depois de um aquecimento animado, elas foram à zona de largada. Não houve tumultos.

Momentos antes da largada do Circuito Caixa da Cidadania na Freguesia (Esportividade)

Momentos antes da largada do Circuito Caixa da Cidadania na Freguesia (Esportividade)

A taxa de comparecimento foi mais alta que a da etapa da Freguesia do Ó do Circuito Popular-2016. Enquanto no ano passado 895 atletas completaram os cinco quilômetros, neste ano foram 1.089 os que cruzaram a linha de chegada (e os caminhantes não usavam chip). São duas as explicações principais para esse fato: as inscrições feitas totalmente pela internet – muito concorridas, por sinal – geram menos “perdas” que as por entrega presencial de cupons, e a retirada de camiseta apenas depois da prova – sem complicações – impede que pessoas se inscrevam só pela camiseta e não participem do evento.

Atleta com camiseta e medalha do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Atleta com camiseta e medalha do Circuito Caixa da Cidadania (Fotop)

A camiseta é a mesma que a Iguana fornece aos corredores dos eventos próprios dela, ou seja, houve um salto de qualidade de 2016, quando eram compradas pela prefeitura, para 2017. Como elas são entregues apenas ao fim da corrida – tamanhos dependem da disponibilidade do momento –, os atletas disputam a prova com quaisquer outras camisetas, o que não lhe dá uma “unidade visual”.

  • Resultados:
    Clique aqui e confira como você se saiu na corrida de estreia

As inscrições para a próxima etapa, a da Cidade Tiradentes, a ser realizada em 4 de junho, serão efetuadas nesta quinta-feira, dia 11 de maio, às 11h.

Troféus do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Troféus do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Segundo o regulamento (não necessariamente nesta ordem), M’Boi Mirim, Capela do Socorro (autódromo de Interlagos), Mooca, Parelheiros, Itaquera, Jabaquara, Santana e praça da Sé são as outras oito etapas de 2017.

Pórtico do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Pórtico do Circuito Caixa da Cidadania (Esportividade)

Uma região em transformação (será?)

O trecho norte do rodoanel Mário Covas, ainda em construção, passa pela região da corrida deste domingo. A sensação de abandono, porém, não foi diminuída pela novidade. O asfalto da avenida Inajar de Souza não está nas melhores condições, e ficou claro como a água fica empoçada na ciclovia, e já havia parado de chover fazia muitas horas. Os que usaram neste domingo a ciclovia como pista de corrida precisaram contornar as poças ou dar saltos.

Saiba mais:
Após mais de sete meses, São Paulo volta a ter circuito de corridas gratuitas
Zonas norte e leste recebem primeiras etapas do Circuito Caixa da Cidadania

Compartilhar

Comentários

  • josete sacramento silva disse:

    Eu fui, eu gostei, quero ir em todas.

  • Bárbara disse:

    Bomdia!
    Participei da corrida juntamente com amigos e família e todos adoraram.
    Parabéns pela organização :)

  • Hudson disse:

    Participei de varias etapas em 2015 e 2016, e sem dúvida o salto de qualidade é tremendo nessa prova realizada ontem… Que continue assim!

  • GABRIELA disse:

    A organização estava ótima! ,para retirar a camiseta após a corrida houve fila mas sem bagunça Água não faltou e adorei a camiseta preta rsrss. Tudo muito bem organizado.
    Vou ficar de olho pra saber as próximas etapas .

  • Gilberto de morais disse:

    Gostaria que o site esportividade me avisasse a data e horário que irá começar as inscrições para a etapa dá cidade Tiradentes.desde já agradeco

  • Noelia lopes dos santos disse:

    Ja participei dessa prova ano passado, relamente asfalto nao esta dos melhores, muita possas d1gua, porem gostei demais da organização, nm se compara

  • Cristiane Meireles disse:

    Eu fui e adorei!!!!
    Organização ótima, camiseta linda, boa hidratação, não teve atraso e saber o resultado na hora foi muito bom!
    Quero ir em todas!!!

  • karina disse:

    Participei da prova e minha nota é 10! Excelente organização: retirada de número do peito sem fila, largada sem tumulto no horário, hidratação no percurso com pessoal ágil e educado, entrega do kit pós prova tranquila. Ansiosa pela segunda etapa, espero conseguir me inscrever.

  • LUCELIA disse:

    Participei da prova ontem, foi super tranquilo, retirada de numero, prova e entrega do kit. Adorei essa iniciativa. Aguardando as demais!

  • rosana disse:

    participei e gostei muito de tudo estão de parabéns pela organização obrigado bora para a proxima

  • vania yabusaki disse:

    Participei da prova (graças às dicas do Esportividade!) e posso dizer que, em termos de organização, estava impecável! Quem não foi, perdeu!

  • Sandra disse:

    Olá…quero fazer inscrição para etapa cidade Tiradentes

  • Alayde Marquez disse:

    Minha primeira corrida gratuita. Muito boa, sem atropelos. Não me arrependi. Espero conseguir me inscrever nas próximas.Obrigada pelas informações.

  • Hernandes Lourenço disse:

    Olá me chamo Hernandes sou profissional de educação física e amante do esporte. Meu comentário é de pura indignação na qual a prefeitura de são Paulo promove um evento gratuito e ao mesmo tempo de exclusão.
    Me senti totalmente excluído junto com outras tantas pessoas que não teve a sorte de concluir sua inscrição mas isso não vem ao caso o que quero dizer é uma vergonha para a prefeitura em separar corredores inscritos dos demais porque o evento seria proporcionar incentivo a população quanto a prática do esporte mas oque vi e vivenciei foi uma massa excluída pesso aos organizadores que revejam para muitos inclusive a mim pouco importa se vou garantir uma camiseta ou não o que eu os demais querem é correr sem ter que passar vergonha diante de muitas pessoas sendo convidado para se retirar da prova. Isso aconteceu comigo.

    • Esportividade disse:

      Olá, Hernandes! Em eventos como esse existe sempre um complicador, a questão do espaço. Não é possível colocar 100 mil corredores onde cabem 10 mil, por exemplo. É, além de tudo, uma questão de segurança. Obrigado!

  • Anderson Gomes disse:

    Eu também fui impedido de adentrar no local de largada pois não estava com a numeração na camiseta. Inclusive uma quantidade considerável de pessoas tiveram de ficar à margem, pois os seguranças não permitiram que largássemos junto com os corredores inscritos.
    É necessário e imprescindível zelar pela organização e pela segurança dos participantes, mas acredito que ali não havia ninguém mal-intencionado, muito pelo contrário.
    Espaço não era problema, portanto era possível comportar todos os participantes sem dificuldades.
    As milhares de pessoas que lá estavam, inscritas ou não, tinham o objetivo de praticar uma atividade agradável visando o lazer e a qualidade de vida.
    Já participei de diversas provas e nunca presenciei situações de natureza conflituosa.
    Acredito que seria interessante por parte dos organizadores disponibilizar uma quantidade maior de vagas. Dessa forma, situações como a de ontem, na qual pessoas sofreram uma tentativa de impedimento de participar da prova, não voltará a ocorrer.

  • Hernandes Lourenço disse:

    Só pessoas que orientem mais seu pessoal responsável pela organização porque os pipocas estão lá só pra correr ninguém vai sair de suas casa as 5:00da manhã para badernar como já disse uma camiseta é o que menos importa gratuidade significa todos tem acesso sem exceção

  • Graziela disse:

    Gostaria de ser avisada quando abrir as inscrições para etapa cidade Tiradentes

  • Renata Paula torres Marcelino disse:

    Vamos lá infelizmente não consegui concluir minha inscrição,mas mesmo assim como no ano passado fui e me senti humilhada pela organização do evento no meio de todos, fui convidada a me retirar de um evento que se diz ser público de incentivo ao esporte para população, vergonha prefeito foi isso que senti revejam esse tipo de atitude organização. Grata.

  • Claudinei Gomes Soares disse:

    Boa noite !

    Tinha um fotografo tirando fotos na largada , gostaria de saber onde acho as fotos dele pois as que foram divulgadas não estão estas da largada

  • Deixe seu comentário

    Current day month [email protected] *