São Paulo - região metropolitana
De bem com a vida 22/05/2014

Conhece sarcopenia? Tem a ver com a idade e a perda de massa muscular

Por Dra. Tatiana Cunha

jorinatacao

Atualmente o ganho de massa muscular está em alta e todas as providências para evitar a perda também, mas o que muitos não conhecem é a sarcopenia. Você já ouviu falar?

A sarcopenia é o termo utilizado para a perda de massa muscular e da função muscular que sofremos com o passar dos anos. O que vale ressaltar é que provavelmente não existe declínio funcional tão drástico quanto o de massa magra com o passar dos anos, então precisamos nos atentar a isso. A perda de massa muscular nos homens varia de 10% a 30% na faixa dos 60 anos e em mulheres na faixa dos 50 anos.

Ao longo da vida a nossa síntese de proteínas musculares do esqueleto é reduzida com cadeias pesadas de miosina e com taxas de síntese atenuadas, e a perda de massa muscular resulta na diminuição do número e da área transversal das fibras musculares.

Quando perdemos massa muscular consequentemente reduzimos a força e a potência musculares, o que pode nos conduzir para a perda da independência funcional e uma maior dificuldade na realização das atividades da vida diária. Torna-se importante, então, o estreitamento da compreensão da sarcopenia como um conhecimento de efeitos na saúde pública.

Muitos pesquisadores buscaram possibilidades para amenizar esse declínio e a mais promissora é o treinamento de força, pois ele resulta no ganho de massa muscular e no estado funcional, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas.

Sobre a Dra. Tatiana Cunha

Com atuação em clínicas em São Paulo e Campo Grande (MS), é médica, pós-graduada em endocrinologia e modulação hormonal e especializada em nutrologia clássica e computadorizada, nutrologia médica esportiva e pós-graduada em endocrinologia e terapêutica da obesidade. É muito procurada para os tratamentos endócrinos por seu vasto conhecimento na área e por resultados efetivos. O site dela é o tatianacunha.com.br. Blog: clinicatatianacunha.blogspot.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.