São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 09/03/2015

Contratação é autorizada, e Interlagos terá boxes mais modernos em 2015

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Demorou, mas foi autorizada a contratação do consórcio Equipav/Formatto para a “execução de obras e serviços de construção e requalificação das edificações dos novos boxes e edifício de apoio” no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A decisão só foi oficializada no sábado, 7 de março de 2015, cerca de um mês e meio depois do fechamento da pista principal, cujo mais recente dia de atividades foi 25 de janeiro. As empresas terão de se apressar, pois, segundo o edital, elas têm oito meses para concluir as obras – e daqui a exatamente oito meses será a semana do GP do Brasil de Fórmula 1.

A SPObras conseguiu que o consórcio contratado desse um desconto de 7,10% sobre o valor previsto, o que resultará em gasto de R$ 101.873.005,39. Essa quantia sai dos R$ 160,8 milhões que o Ministério do Turismo destinou ao autódromo paulistano. O Anhembi e o projeto carnavalesco Fábricas de Sonhos também recebem investimentos federais por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para o fortalecimento do turismo. Trata-se da última fase das obras de modernização do circuito, cujo asfalto em 2014 foi totalmente trocado.

A Equipav é a mesma empresa que executou o recapeamento no ano passado e alterou entrada e saída de boxes. A Formatto terá o função de construir a grande cobertura do paddock, uma das novidades de Interlagos para 2015. Quem caminhar pela área entre os boxes e o edifício de apoio não vai tomar chuva, então.

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Em novembro de 2015 o Esportividade publicou detalhes de como ficarão os boxes e a retaguarda deles. Serão construídas mais garagens em direção à entrada dos boxes, as quais serão utilizadas pela Federação Internacional de Automobilismo no GP do Brasil de Fórmula 1. Não haverá mais divisões fixas entre elas, o que significa que cada evento poderá modulá-las como achar melhor. Clicando aqui você fica por dentro de tudo isso.

A cidade de São Paulo renovou contrato com a Fórmula 1 até 2020. A ampliação de boxes e paddock foi levada em consideração por ambas as partes, e a prefeitura exigiu uma duração um pouco maior do acordo para que o investimento valesse a pena.

Serão construídos boxes auxiliares na região da Curva do Sol, à direita de quem sai do S so Senna, para que o automobilismo local possa retomar atividades antes de novembro.

Os boxes atuais do autódromo de Interlagos, inaugurado em maio de 1940, foram construídos na reforma geral de 1989/1990, que encurtou o traçado. Desde março de 1990 a Fórmula 1 corre anualmente lá interruptamente.

O festival musical Lollapalooza, que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, será o próximo grande evento a ser realizado no autódromo paulistano.

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