São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 10/07/2019

Corredor tem de ligar ‘desconfiômetro’ e pesquisar sobre prova antes de inscrição

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corredores ao lado do parque Cidade de Toronto (Esportividade)

Serve de alerta para os corredores o que houve no City América, nas imediações do parque Cidade de Toronto, zona norte de São Paulo, no domingo passado, 7 de julho de 2019, quando, mesmo com atletas já presentes em bom número, uma prova não pôde ser realizada.

Quando um organizador não obtém as autorizações necessárias para uma corrida acontecer em vias públicas, corre o risco de ser cancelada “de última hora”, já que uma reclamação de um morador local, por exemplo, pode acarretar o impedimento de o evento ocorrer – até com a presença de policiais militares.

Existe um caminho a ser seguido pelo organizador nos órgãos públicos para que o evento possa ocorrer. A Tietê Plaza Run, realizada no mesmo bairro, é um exemplo de uma prova que seguiu o protocolo. A edição de 2018 teve publicados no Diário Oficial municipal, nos dias anteriores ao evento, a liberação do prefeito regional – com o percurso detalhado e os deveres da empresa organizadora, como fazer limpeza da área pública – e o alvará de autorização da “arena” que seria montada no estacionamento do shopping center.

Cabe ao corredor tomar todo o cuidado possível antes de se inscrever em corridas, especialmente naquelas “baratinhas”, que parecem ser bastante vantajosas, mas às vezes se mostram um “pesadelo”.

Além da pesquisa a respeito do organizador, averiguando histórico de eventos e possíveis reclamações na internet, o participante possui outras ferramentas para verificação. A mais eficaz ainda é o telefone. Como cidadão que é, o atleta tem o direito de ligar para a prefeitura, a subprefeitura ou a administração do parque para ter, pelo menos, a certeza da reserva daquele lugar para a corrida na data anunciada.

Caso os funcionários públicos digam que “nunca ouviram falar do evento”, prefira não se inscrever nele. Mesmo que outras edições dele já tenham acontecido, não se sabe se, bem na sua vez, um fato novo surgirá e resultará no cancelamento da corrida – e talvez você só descubra isso estando lá.

Comentários


  • Rosângela disse:

    Olá , Boa tarde!
    Sacanagem maior é deles não devolverem o dinheiro…eles trocam de telefones, mudam de endereço de email.
    Vai fazer 1 ano agora em agosto tanto recebe meu dinheiro de volta e nada. Já até fui na pequenas causas, quando chegou o dia da audiência teve que ser cancelada porque o endereço da empresa não é mais no mesmo local, mas o CNPJ da empresa é o mesmo…Mas não desisto. Comprei o kit da corrida pela Ativo.com., nem eles me responde o email.
    Vcs foram os únicos me deram ajuda.
    Desde já te agradeço,

  • Lucia disse:

    Boa noite.
    Comprei dois kits da Corrida Corre São Paulo _ Parque Toronto do dia 07.07 (mas qd chegamos descobrimos que ela foi cancelada). Como devo proceder? Já liguei na Ativo, mas eles falam que não é com eles.
    Obrigada, no aguardo.

  • Bem sabíamos que uma hora, ia travar, mas corrida barata em lugar bonito atrai, muita gente, os mesmos ainda tem o circuito verão, espero que aconteça,pois corrida é sempre bom, mais escolha uma corrida com mais tradição.

  • Deixe seu comentário