São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Covid-19 inviabiliza corridas de obstáculos por tempo indeterminado

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Obstáculo da escada com descida não paralela (Esportividade)

Observação (feita às 9h49 de 1º de junho): devido à pandemia de covid-19, a Corrida Insana foi adiada, e ainda não há nova data confirmada pela organização.

As corridas de obstáculos (OCR) estão entre os eventos esportivos mais afetados pela pandemia de covid-19. Representam e apresentam muito do que não se recomenda que se faça para evitar a proliferação do novo coronavírus. Enquanto não houver uma resolução para a crise mundial de saúde pública, os organizadores terão apenas dois caminhos a seguir: alterar drasticamente o formato das provas ou deixar de realizá-las.

Até março de 2020, essas corridas envolviam compartilhamento de obstáculos, não havendo qualquer tipo de higienização: um atleta concluía sua passagem por um deles e o outro, imediatamente, fazia sua tentativa. Obstáculos mais “sujos”, como rastejo sob arame farpado, seriam ainda mais inimagináveis nos dias de hoje.

O jeito é rastejar para não ficar preso no arame farpado (Esportividade)

Os organizadores até poderiam tomar medidas a fim de que essas corridas ficassem mais “limpas”, mas correriam o risco de desfigurar a modalidade e, consequentemente, perder público.

A tendência, então, é que não haja corridas de obstáculos enquanto a covid-19 não estiver sob controle. A Federação Internacional de Esportes de Obstáculos (Fiso), que iria promover um Mundial em setembro de 2020, já anunciou adiamento do campeonato para setembro de 2021.

No Brasil, a Norte Marketing Esportivo ainda mantém em seu calendário as etapas do segundo semestre da popular Bravus Race, mas é difícil que aconteçam em 2020.

A Ponto ORG, que traria a São Paulo a Tough Mudder em setembro de 2020, anunciou que o evento foi adiado para 26 de setembro de 2021.

Corrida Insana em Interlagos (Esportividade)

Mas, por ora, a empresa mineira deixa a etapa paulistana de 2020 da Corrida Insana, de obstáculos infláveis gigantes, em sua programação: está prevista para 20 de setembro, podendo ser adiada para dezembro ou janeiro.

Deixe seu comentário