São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de montanha 22/01/2020

Descida e subida da estrada velha de Santos ficam mais livres para ‘trilheiros’

Por Esportividade

Descida da estrada velha de Santos (Esportividade)

Boa para treinos de subida e descida, a estrada velha de Santos, no núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, vai estar liberada para os visitantes de forma mais livre a partir do dia 2 de fevereiro de 2020. A única opção disponível até então era estar na companhia de um guia em dias e horários pré-determinados.

A visitação será aberta a 100 pessoas por vez aos sábados, domingos e feriados, de meia em meia hora, das 8h às 11h30. Um monitor estará em cada ponto de interesse e dará explicações sobre a importância histórica daquele local. Cada grupo seguirá por conta própria até o próximo ponto de interesse, onde receberá orientação de mais um guia.

“[O visitante encontra lá] a Calçada do Lorena (1792), primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil e açúcar) no período colonial. Mais tarde, no século XIX, foi por essa rota que Dom Pedro I subiu a serra e proclamou a Independência do Brasil, em 1822”, diz a Fundação Florestal.

Serão quatro os roteiros abertos, e três deles possuem extensão de 9 km; para saber das características de cada um, clique aqui. Os ingressos custam R$ 32 e podem ser comprados de forma antecipada (clique aqui).

O mercado das corridas já descobriu o núcleo Caminhos do Mar, e há provas em que se desce até Cubatão e se sobe de volta a São Bernardo do Campo – e existem outras em que o trajeto é o oposto.

Comentários


  • Silvana Casarin disse:

    Ano passado fiz uma corrida nesse percurso, caminhos do mar. 21km de muita descida e muita subida. Adorei. Trajeto maravilhoso!!

  • Deixe seu comentário