São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 08/10/2020

Dilema de organizadores, sem corridas há 7 meses, é voltar ou aguardar vacina

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Chegada da Day Run no parque da Independência (Esportividade)

Observação (feita às 15h55 de 9 de outubro): a cidade de São Paulo passa para a fase Verde em 10 de outubro de 2020.

Sete meses após o mais recente grande fim de semana de corridas em São Paulo, com a Day Run no Ipiranga e a Corrida da Mulher SP nas imediações do parque do Ibirapuera, por exemplo, os organizadores de eventos veem-se diante de um dilema.

Por um lado, existe a necessidade financeira de que as provas sejam retomadas mesmo durante a pandemia de covid-19 – desde que seja seguido protocolo sanitário adequado. Devido à paralisação, a crise é a maior da história do setor, e as corridas virtuais não geram receita suficiente para a manutenção das empresas como eram até março de 2020.

Momentos antes da Corrida da Mulher SP (Governo do Estado de SP/Divulgação)

Por outro, existe uma tendência de espera, já que, segundo o governo estadual, com a vacina do Instituto Butantan e da chinesa Sinovac, há a possibilidade de que grande parte da população paulista seja imunizada ainda no primeiro semestre de 2021 – a Anvisa começou a receber a documentação da CoronaVac, que está em fase de testes.

Os eventos que serão liberados durante a fase Verde do Plano São Paulo serão bem diferentes daqueles do começo do ano. Apesar da economia com estruturas como palco e tendas de patrocinadores, os gastos com higienização serão maiores; e o número de atletas, bem menor. Maior será a probabilidade de prejuízo se houver qualquer imprevisto, já que, em geral, a margem de lucro será menor do que antes.

Considerando o cenário atual, algumas empresas optaram por aguardar a situação melhorar (e ainda não marcar provas) a fim de que os eventos não sejam tão restritivos assim. Não se sabe, porém, quanto tempo terão de esperar, pois ainda não está provado que uma vacina contra a covid-19 será bem-sucedida.

Corredor de máscara no parque da Aclimação (Esportividade)

Por vias das dúvidas, organizadores se mobilizam para a retomada das corridas na cidade de São Paulo, e um evento-teste está previsto para 25 de outubro. Talvez todo esse conjunto de medidas preventivas dure pouco, mas pode ser que seja necessário por mais tempo que o previsto.

Não será possível, entretanto, esperar tanto, uma vez que quem vendeu inscrições para uma corrida que estava prevista para 2020 terá de realizá-la até a metade de 2022 ou devolver o dinheiro dos inscritos.

Leia também:
Eventos-teste em SP sinalizam retomada gradual das corridas com novo formato

Deixe seu comentário