São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Enem deve tirar da Virada Esportiva-2015 de São Paulo fatia do público

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Slackline na Virada Esportiva (Seme)

Slackline na Virada Esportiva (Seme)

O fato de a Virada Esportiva paulistana em 2015 coincidir com o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, tende a tirar do evento da Prefeitura de São Paulo uma fatia considerável de seu público.

Segundo pesquisa divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, boa parte dos participantes da Virada Esportiva de 2014, 41,7%, declarou ter o ensino médio como grau de escolaridade, ou seja, são essas pessoas que normalmente fazem o Enem, mas não as únicas.

Os resultados da prova poderão ser utilizados, dependendo da universidade, como mecanismo de acesso à educação superior. O manual da Fuvest, por exemplo, diz que 1.489 vagas de diversos cursos foram disponibilizadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por meio do desempenho no Enem.

A faixa etária mais presente na Virada Esportiva-2014 foi justamente a mais jovem, de 18 a 24 anos, correspondendo a 25,1% do total. Questionados sobre ocupação, 48,2% dos participantes da Virada de 2014 responderam “assalariado”; 13,1%, “estudante”. A maior parte dos entrevistados, 61,7%, disse ter ido à Virada Esportiva com menores de idade, e 39,9% destes participariam do evento.

As provas serão aplicadas a partir das 13h30 de sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro de 2015, mas os portões serão fechados às 13h. Em um fim de semana puxado assim é pouco provável que quem for fazer o Enem possa de fato participar da Virada Esportiva.

Abertura tardia da avenida Paulista

Por causa da necessidade de participantes do Enem se locomoverem no domingo, a avenida Paulista será aberta para pedestres, ciclistas e demais usuários só a partir das 13h, ficando assim até as 17h.

A liberação acontecerá entre a praça Osvaldo Cruz e a rua da Consolação, em ambos os sentidos, sempre aos domingos. A ciclovia e ciclofaixa de lazer funcionarão normalmente.

Leia também:
Unidades do Sesc-SP também tem programação da Virada Esportiva
Pedalada noturna de 30 km gratuita é uma das atrações da Virada
Virada: recorde mundial de maior scrum de rugby pode ser batido

Deixe seu comentário