Guia de São Paulo - região metropolitana

Fechar

Nome

Modalidade

Localidade

Proximidade

Insira um CEP. Exemplo: 01310-000

Data

Intervalo de datas

Exemplo: 01/01/2013

Evento para

Gratuito

 

Evento para


Acontece na cidade

Corrida de rua 07/02/2017

Estudantes pagam meia-entrada na Night Run e no Circuito das Estações

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Compartilhar
Night Run (Divulgação/site da SPTuris)

Night Run no sambódromo do Anhembi (Divulgação/site do Anhembi Parque)

Desconto de 50% para atletas com idade igual ou superior a 60 anos já é algo bastante conhecido entre os corredores, mas a mesma oferta para estudantes não o é. É possível encontrar em regulamentos de corridas comercializadas pela Norte Marketing Esportivo e organizadas pela Cooper uma menção ao desconto aos estudantes.

Foi encontrado o seguinte trecho nos regulamentos dos eventos Night Run, Circuito das Estações, Circuito Eco Run, Corrida do Centro Histórico de São Paulo e Corrida dos Bombeiros: “O estudante, para fazer jus ao benefício de 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da inscrição, deverá entrar em contato com a central de atendimento [do site Ativo] por e-mail, informar os dados requisitados e comprovar que está regularmente matriculado nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos no título V, da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, enviando por e-mail a cópia dos documentos digitalizados para o endereço [email protected]“.

“Educação escolar é composta por educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior”, diz a lei nº 9.394. São considerados cursos de educação superior os de graduação, os de pós-graduação, os de extensão e os sequenciais por campo de saber para quem concluiu o ensino médio.

O presidente da Cooper, Henrique del Bem, explicou ao guia Esportividade que o mínimo que um organizador necessita oferecer ao atleta estudante é a prestação de serviço. Isso quer dizer que ao menos dá ao participante número de peito, chip de cronometragem e medalha, e a camiseta, por exemplo, não é obrigatória por ser considerada um produto.

Ingresso x inscrição

Há controvérsia sobre o uso da palavra “ingresso”, que, segundo a opinião de alguns, não se enquadra em corridas. O decreto 8.537, de 5 de outubro de 2015, assim o classifica: “Documento, físico ou eletrônico, que possibilita o acesso individual e pessoal a eventos artístico-culturais e esportivos, vendido por estabelecimentos ou entidades produtoras ou promotoras do evento”. Não há menção alguma a inscrições, que são o passaporte para alguém competir em uma prova – não apenas vê-la.

Tudo isso fica ainda mais controverso no que diz respeito às corridas, embora esteja muito claro para modalidades como o futebol: “O benefício previsto não é cumulativo com vantagens vinculadas à aquisição do ingresso por associado de entidade de prática desportiva, como sócio-torcedor ou equivalente”.

A grande diferença da “lei dos estudantes” para o Estatuto do Idoso é que, neste, é mencionada a palavra “participação”, o que é mais abrangente que “acesso” – mesmo que “ingresso” ainda esteja presente. “A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais”, diz a lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

Segundo a lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, a concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos que estão disponíveis para cada evento.

Cadeirantes

Afirma o regulamento da Night Run, por exemplo: “O atleta cadeirante poderá participar de percursos de até cinco km e concorrerá em categoria específica, sendo premiados somente o primeiro colocado da modalidade masculina e a vencedora da feminina. Para fazer jus ao benefício de 50% de desconto, é necessário entrar em contato com a central de atendimento [do site Ativo], informar os dados requisitados e enviar os documentos probatórios da condição de cadeirante para o endereço [email protected]“.

Leia também:
Após texto sobre desconto menor que o prometido, Norte (‘O2′) troca frase

Compartilhar

Comentários

  • Elisabeth de Azevedo Moura disse:

    Teria a possibilidade desse desconto se estender à professores?

    • Esportividade disse:

      Olá, Elisabeth! Não temos informações sobre isso, mas as leis de meia-entrada aqui mencionadas não são a respeito de professores. Obrigado!

  • Aline disse:

    Ótima informação. Vou procurar saber!! Obrigada.

  • Jose Adriano disse:

    Boa noite, mas o desconto de 50% é aplicado pelo valor do último lote assim como no caso do Idoso?

  • Meire disse:

    Vocês sabem se há possibilidade de obter o mesmo desconto nas corridas da Yescom e da Wrun? Obrigada

  • Mateus Toledo disse:

    Eles não podem fazer este tipo de discriminação, porque não vendem a camiseta como sendo um produto e sim parte do kit. O desconto é no kit básico, então eles precisam dar o mesmo kit para quem está pagando meia, porque caso o contrário é considerado discriminação. Conseguem verificar isto Esportividade?

    • Esportividade disse:

      Boa colocação, Mateus. É um questionamento bastante jurídico. Ainda não obtivemos uma resposta para isso. Obrigado!

      • Meire Nery disse:

        Solicitei inscrição para duas etapas do Circuito das Estações e os boletos vieram com valores diferentes entre si, além disso, ambos excedem em muito a metade do valor. Para a Etapa Inverno, que está R$ 99,99, recebi um boleto no valor de R$ 70,00. A Ativo ainda colocou em destaque no email que por ser “meia” não terei direito ao kit.

  • Luca disse:

    Isso esta uma palhaçada essa é a verdade,se eles estão querendo fazer média dando desconto pra estudante porque não faz direito,agora é justo isso valores diferentes,kit que na verdade só contem medalha ao completar a corrida que palhaçada meu sai fora

  • Rodrigo disse:

    A Netshoes Fun Race também permite inscrição de meia entrada: http://www.netshoesfunrace.com.br/

  • Davi disse:

    Quais seriam os documentos a serem digitalizados para comprovar o desconto para estudantes de ensino superior?

    • Esportividade disse:

      Olá, Davi! O regulamento não diz, mas acreditamos que seja RG, carteirinha de estudante/da instituição de ensino e comprovante de pagamento recente de mensalidade (se for o caso). Se faltar alguma coisa, o site Ativo vai lhe dizer isso. Eles também vão pedir que você preencha uma ficha cadastral. Por favor, nos deixe informado sobre o sucesso de sua inscrição. Obrigado!

  • Rosi disse:

    Mandei os comprovantes para ativo….eles mandaram email respondendo que nao tem direto ao kit e enviaram o boleto no valor de 70 reais . ” corrida quatro estaçoes etapa outono.
    Que vantagem tem?

    • Carol disse:

      Isso realmente é um absurdo, você esta pagando por um valor que não refere-se a metade que tem direito e ainda não tem direito ao kit completo.

  • Deixe seu comentário

    Current day month [email protected] *