São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 24/05/2018

Evento incentiva corrida infantil desde 1980; inscrições gratuitas em 02/09

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corrida infantil na Aclimação (Divulgação)

Observação IMPORTANTE (feita às 12h57 de 25 de maio): a corrida foi adiada devido à greve dos caminhoneiros. Agora está prevista para 2 de setembro de 2018.

Crianças já são, por natureza, corredoras, mas essa habilidade normalmente é deixada de lado na juventude. Um evento, porém, há quase quatro décadas dá uma chance para a criançada correr, se divertir e ter vontade de continuar a praticar a modalidade: a Corrida do parque da Aclimação, que é infantojuvenil, está marcada para o dia 2 de setembro de 2018. As inscrições serão gratuitas e feitas no local a partir das 8h.

Tudo começou quando Chico Assis, o idealizador e organizador, chegou à conclusão de que as pessoas “metiam o pau no governo”, mas estavam acomodadas. Pensou em fazer algo, e esse algo era uma corrida infantil.

Em um fim de semana de maio de 1980, fez uma proposta a quatro crianças no parque da Aclimação, região central de São Paulo: “Vocês querem correr?”. Elas correram, mas Chico não tinha um prêmio a lhes oferecer. A solução que encontrou foi lhes entregar medalhas da São Silvestre. O organizador, que as havia conquistado, ficou sem elas, mas quem comemorou foram as crianças.

Na segunda edição, em 1981, já contou com a participação de 17 atletas e a ajuda de Antonio Daoud, que morreria em 6 de maio de 1984 durante um triatlo. Uma pista de cooper do parque da Aclimação leva seu nome hoje em dia.

De 1980 para cá, somente em um ano não aconteceu o evento, e o motivo do cancelamento foi uma tempestade que danificou a pista principal do parque. Em 2016, foi feita uma conta: a prova já havia tido 12 mil participantes em sua história.

“Sinto que o esporte individual o coloca em um nível elevado, porque ele depende só de você”, disse Chico, explicando um dos motivos pelos quais decidiu se dedicar ao projeto.

Chico coordena uma vaquinha anualmente, e doações permitem que a prova ocorra. Neste ano, por exemplo, todos os atletas ganharão medalha e lanche, e os cinco primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus. Uma bicicleta será sorteada.

Crianças e adolescentes com idade entre 4 e 15 anos poderão participar do evento. Haverá separação por faixas etárias (de 13 a 15 anos, de 10 a 12, de 7 a 9 e de 4 a 6) para meninos e meninas.

Os mais velhos correrão cerca de 2,5 km e, durante a prova, terão pela frente subidas e descidas. Os mais novos, 200 metros, podendo ter a companhia dos pais.

Confira as idades e as distâncias:

De 4 a 6 anos: 200 metros (meninas e meninos)
De 7 a 9 anos: 600 metros (meninas e meninos)
De 10 a 12 anos: 900 metros (meninos) e 800 metros (meninas)
De 13 a 15 anos: 2.500 metros (meninos) e 1.800 metros (meninas)

Comentários


  • Marcia disse:

    Gostaria de saber vai ter a corrida do verde dia 27/05.

  • ivonete disse:

    quero ser avisada

  • Deixe seu comentário