São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Eventos voltarão com limite de público que dificultaria corridas em São Paulo

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Circuito Correr e Caminhar no parque Villa-Lobos (Esportividade)

Observação (feita às 15h55 de 9 de outubro): a cidade de São Paulo passa para a fase Verde em 10 de outubro de 2020.

Seiscentos tornou-se o número “do momento” para os organizadores de eventos na cidade de São Paulo. O protocolo sanitário assinado pelo prefeito Bruno Covas e por representantes do setor na quinta-feira, dia 24 de setembro de 2020, afirma que, enquanto o município estiver na fase Verde do Plano São Paulo, a próxima, só serão permitidos aqueles para público igual ou inferior a isso, a menos que seja concedida uma autorização especial, “que será deferida com base nas características de cada caso”. Estarão proibidos eventos para mais 2 mil pessoas “até que o município evolua no combate à covid-19” e festas.

Existe a expectativa de que a capital paulista avance à quarta etapa na semana do dia 12 de outubro, quando o setor de eventos enfim terá retomada liberada (ainda que seja bem restrita). Por causa da pandemia de covid-19, está parado há mais de seis meses.

Apesar de o protocolo sanitário não englobar corridas de rua, e sim convenções, seminários, workshops, palestras e feiras, por exemplo, é bastante significativo para o que está por vir para as provas pedestres.

Não há, por enquanto, protocolo sanitário definido para a retomada das corridas na cidade, e o evento-teste, planejado desde julho, nem sequer aconteceu ainda. Se esse limite de de 600 pessoas fosse também para as corridas, a viabilidade econômica das provas ficaria comprometida.

O cancelamento da São Silvestre de 2020 (que, na verdade, tem agora a 96ª edição prevista para 11 de julho de 2021) foi um “balde de água fria”, deixando os corredores amadores ainda mais desanimados.

Neste fim de semana, será realizado pela Proeesp um evento-teste com até 300 inscritos por dia em Sorocaba. Já houve um, só para 43 atletas convidados, em São Vicente, litoral paulista, em 30 de agosto.

Torcidas ainda não podem ir a jogos de futebol, que continuarão a ser disputados sem público nos estádios paulistas.

Observação: texto atualizado às 9h36 de 25 de setembro.

Deixe seu comentário