São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 05/10/2017

Exposição mostra que esporte é mais que futebol profissional: é de todos nós

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Respira SP – “Esportes na Cidade” (Esportividade)

A exposição fotográfica “Esportes na Cidade”, nome da nova temporada do projeto Respira SP, mostra, em sua maior parte, o esporte de todos nós, do paulistano comum, do não atleta profissional. É esse o significado de esporte mais atual, já que, até pouco tempo atrás, tinha a conotação de somente “alto rendimento” para muitos.

A maioria das imagens de autoria de 40 fotógrafos retrata os exercícios físicos praticados por cidadãos comuns na maior cidade do país. É justamente esse “novo esporte” que toma as ruas de São Paulo aos fins de semana e, embora ainda haja muito sedentarismo no Brasil, é contagiante.

Esporte já não é mais sinônimo de futebol profissional para muita gente, o que é reforçado pela exposição, que está em cartaz no Conjunto Nacional (estação de metrô Consolação), na avenida Paulista, 2.073, até o dia 22 de outubro – é de graça e livre.

Quem pratica corrida de rua de forma amadora é um esportista? Segundo o dicionário Houaiss, sim. Assim define “esporte”: “Atividade física regular, com fins de recreação e/ou de manutenção do condicionamento corporal e da saúde”. É esse esporte abrangente e inclusivo o mais retratado pelos fotógrafos que expõem suas imagens na mostra.

Deixe seu comentário