São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 08/12/2014

Fase final da reforma do autódromo de Interlagos fica perto de sair do papel

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Foi retomada a licitação por meio da qual vai se contratar uma empresa para a execução da última fase da reforma do autódromo de Interlagos. Havia sido suspensa em 19 de novembro, mas foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de sábado passado que nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2014, será realizada na sede da SPObras “sessão de recebimento e abertura do envelope de proposta comercial”. O circuito paulistano não poderá receber grandes eventos automobilísticos durante dez meses de 2015 porque os boxes e o paddock estarão em obras: serão completamente reformulados para que as equipes tenham mais espaço e melhores condições de trabalho.

A licitação havia sido suspensa após questionamentos feitos pelo advogado Vagner Augusto Dezuani. Questionava-se a adoção dos índices de liquidez corrente e de liquidez geral fixados em 1,19, os quais foram exigidos pela SPObras como condição de participação no certame, sob a alegação de que tais índices resultariam em restritividade à ampla participação. À SPObras foi dado um prazo de dez dias para responder às dúvidas e, enquanto isso, foi determinada a suspensão cautelar do procedimento. E a empresa municipal mostrou as razões pelas quais adotou os índices, e foi revogada a suspensão.

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

Ilustração de como devem ficar os novos boxes de Interlagos (SPObras)

O valor estimado para a execução do objeto licitado, de acordo com o edital, é de R$ 104.515.966,06. O Ministério do Turismo, por meio de um Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), disponibilizou R$ 160,8 milhões para a reforma de Interlagos, e desse montante vai sair o dinheiro a ser pago à empresa vencedora.

Neste ano houve a primeira fase da grande reforma do autódromo de São Paulo. Nela foi recapeada toda a pista, foi ampliada a entrada dos boxes com a ajuda de um muro em terra armada e foi aumentada a área de escape da segunda perna do S do Senna, alterando um pouco o traçado da saída dos boxes. Esses são três exemplos do que foi feito em Interlagos para o GP do Brasil do dia 9 de novembro.

Destaque para o paddock coberto (SPObras)

Destaque para o paddock coberto (SPObras)

Os novos boxes têm de ficar prontos até novembro de 2015 – a etapa do próximo ano está marcada para 15/11. O plano é que sejam construídos boxes auxiliares na região da Curva do Sol para que, enquanto os boxes principais estiverem em obras, aqueles possam receber categorias locais.

Interlagos passará a ter 28 garagens, as quais terão pé-direito maior que o atual e não serão separadas por paredes de concreto: a ideia do uso de divisórias metálicas removíveis tem a ver com a possibilidade de que cada evento possa organizar os boxes como achar melhor. O prédio do centro de controle vai até o nível da entrada do túnel de serviço e terá, de acordo com projeto inicial, vidro na fachada. O paddock será coberto, e o edifício de apoio atenderá melhor às equipes – as salas hoje em dia existentes atrás dos boxes não são adequadas para toda a operação.

Mais velocidade neste ano: no sábado, 13 de dezembro, será disputada em Interlagos a etapa final da temporada do Porsche GT3 Cup Challenge. No fim de semana seguinte o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto vai ser o responsável por encerrar um ciclo do autódromo paulistano.

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