São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 29/07/2020

Governo de São Paulo libera esporte sem contato físico, mas questão é complexa

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Parque Villa-Lobos recebe corrida (Esportividade)

O Governo do Estado de São Paulo delegou a municípios que estejam na fase Amarela do Plano São Paulo, a terceira, a liberação de treinos e competições de modalidades esportivas, tanto as coletivas como as individuais, sem contato físico direto, mas não está permitida a presença de público. Quem deu a notícia foi Aildo Ferreira, secretário de Esportes, na tarde desta quarta-feira, 29 de julho de 2020. Nunca houve uma proibição efetiva disso por parte do governo estadual, na verdade.

Como corridas de rua, por exemplo, são mais do que simples competições – são eventos e, na maioria das vezes, requerem alvará –, a liberação delas é mais complexa, pois depende também do que diz o Plano SP sobre eventos e das determinações particulares de cada prefeitura. Eventos-teste ficaram mais factíveis, porém.

“As modalidades sem contato já estão autorizadas na fase Amarela, o que aos poucos traz o retorno delas. Mas o impacto é muito grande. Esperamos que a pandemia de covid-19 passe logo e possamos aliviar o sofrimento do setor esportivo”, disse Aildo. Determinações sanitárias vigentes, como higienização constante e proibição de aglomeração, têm de ser cumpridas.

A secretaria diz que modalidades com contato direto, como artes marciais e handebol, precisam contar com protocolo sanitário específico aprovado pelo Centro de Contingência do (Novo) Coronavírus. Mas os times de basquete, devido a um protocolo apresentado pela LNB, poderão retomar os jogos – contanto que cada município esteja na Amarela e os permita.

Até então, apenas havia negociações individuais com representantes de modalidades, como futebol profissional e automobilismo. A novidade é que, agora, a liberação estadual foi geral para aquelas sem contato físico direto.

Leia também:
Evento-teste de corrida é proposto e pode acontecer em agosto em São Paulo

Comentários


  • Só agora que dizem que nunca foi proibido, pessoas que tem medo devem ficar em casa,quem não tem faça seu treino solitário, Mas todos devem ter responsabilidade o que pode ou não. Para depois não culpar ninguém.

  • Deixe seu comentário