São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Automobilismo 27/03/2014

Interlagos: novo projeto prevê boxes reformados e construção de auxiliares

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Atual paddock de Interlagos (Andrei Spinassé/Esportividade)

Atual paddock de Interlagos (Andrei Spinassé/Esportividade)

A Prefeitura de São Paulo desistiu da ideia de construir novos boxes na Reta Oposta do autódromo de Interlagos, o que mudaria para lá o local de largada da Fórmula 1. Em vez disso, serão reformadas e ampliadas as atuais garagens em uma obra que deverá durar boa parte do ano de 2015. Mas já no início do segundo semestre de 2014 haverá novidades.

A primeira grande obra a ser realizada será o recapeamento da pista, que deverá ser iniciado em julho. No mês seguinte, segundo programação inicial, começarão a ser construídos boxes auxiliares na região da Curva do Sol. Estes servirão como base para o automobilismo brasileiro quando, em 2015, os principais não puderem ser usados por causa da reforma. Por ocasião do Grande Prêmio do Brasil de 2014, a construção das garagens auxiliares será interrompida, mas retomada na metade de novembro. No começo de 2015, serão iniciadas a readequação dos atuais boxes e a ampliação da retaguarda (paddock, termo usado no automobilismo).

“As obras, embora simples, atendem definitivamente à solicitação dos organizadores da Fórmula 1, que pretendiam mais espaço nos boxes para as equipes participantes e os organizadores”, diz a São Paulo Obras.

Boxes de Interlagos com a Stock Car (Fernanda Freixosa/Vicar)

Boxes de Interlagos com a Stock Car (Fernanda Freixosa/Vicar)

A SPObras, uma empresa da prefeitura vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, está à frente dos trabalhos. Segundo ela, em breve serão abertas licitações, que poderão ser até três diferentes: uma para o recapeamento e a manutenção das instalações permanentes do autódromo, outra para construção dos boxes auxiliares e ainda outra para modernização e ampliação dos atuais boxes e paddock – mas talvez as duas primeiras licitações virem uma só.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC, do governo federal) voltado para o fortalecimento do turismo destinará R$ 160,8 milhões para a reforma do autódromo paulistano, que completará 74 anos em maio próximo.

Fórmula Truck em Interlagos em 2013 (Patricia Silva/Esportividade)

Caminhões da Fórmula Truck entram na Curva do Sol (Patricia Silva/Esportividade)

O atual contrato de realização do GP do Brasil de Fórmula 1 termina neste ano, mas a prefeitura quis garantias de renovação para gastar esse dinheiro com a reforma de Interlagos. Em 9 de outubro de 2013, foi anunciado pela Rede Globo, ligada à organização do evento por meio da International Promotions (Interpro), que a capital paulista receberá a categoria até 2020.

De 7 a 9 de novembro de 2014, a Fórmula 1 usará, portanto, os boxes de maneira como estão. Estes foram construídos para a volta categoria à cidade, que aconteceu em 1990. As 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) estão marcadas para três semanas depois.

Leia também:
Prefeitura de São Paulo renova contrato com a Fórmula 1 até 2020
Prefeito Haddad diz que reforma de Interlagos tem verba federal garantida
Inglês ex-piloto de F1 faz alerta sobre novos boxes e paddock de Interlagos
Interlagos: Prefeitura abre licitação para construção de novos boxes

Você também pode se interessar por…
Stock Car: público valoriza redução de preço, mas critica falta de estrutura
Público da Stock aponta dificuldades de estacionamento em Interlagos
Filtros solares foram barrados no GP de Brasil de Fórmula 1, diz torcedor
Ayrton Senna divertia-se com voltas “na contramão” em Interlagos
De nome oficial errado a hino: veja leis curiosas criadas para Interlagos
Autódromo de Interlagos vira parque de diversões com as 6h de São Paulo

Ou clique aqui e confira quais corridas estão previstas para este ano.

Deixe seu comentário