São Paulo - região metropolitana
Esporte 29/12/2014

Músicas em eventos esportivos: escolhemos as ‘cinco mais’ de 2014

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Torcida do Molico/Osasco (João Pires/Fotojump)

Torcida do Molico/Osasco (João Pires/Fotojump)

Os momentos de espera dos eventos esportivos geralmente são preenchidos com músicas. Naturalmente, alguns dos hits do momento são amplamente tocados nessas horas, mas existem algumas canções que, embora sejam antigas, continuam a ser executadas.

Em 2014, “alegria” e “felicidade” estavam com tudo. Confira, de acordo com o que nossa reportagem presenciou na região metropolitana de São Paulo, as cinco músicas de maior destaque em eventos esportivos deste ano.


5º lugar
Ivete Sangalo – “Tempo de Alegria”

A música “Tempo de Alegria” ficou caracterizada em 2014 por ser principalmente tocada depois de uma vitória da equipe da casa. O refrão “ôôôôô, alegria” é contagiante e pop. Quem mais usou a canção interpretada por Ivete Sangalo foi o Sesi-SP na Vila Leopoldina. Uma cena marcante foi a grande comemoração de Fabiana, Dani Lins e companhia ao som de “Tempo de Alegria” após nova vitória sobre o Molico/Osasco, resultado que as classificou para a final da Superliga feminina 2013/2014.


4º lugar
Daft Punk – “Get Lucky”

Embora tenha feito enorme sucesso em 2013, “Get Lucky” continuou a ser bastante tocada em eventos esportivos em 2014. Na Copa do Mundo, por exemplo, os DJs da Arena Corinthians optaram por ela várias vezes antes das partidas. Chama atenção o clima sententista da música, composta por Guy-Manuel de Homem-Christo, Thomas Bangalter, Nile Rodgers (guitarrista do Chic) e Pharrell Williams.


3º lugar
Versões para “Sorte Grande”

A famosa música da “poeira”, cantada por Ivete Sangalo há mais de 11 anos, ganha duas versões em estádios e ginásios pelo Brasil. Quando a equipe da casa demonstra força de vontade, a torcida canta “Guerreiro, guerreiro, time de guerreiro”; quando vai mal, “Vergonha, vergonha, time sem-vergonha”. Isso não começou em 2014 – a torcida do Fluminense fala dos “guerreiros” pelo menos desde 2009 –, mas ainda se faz presente.


2º lugar
Queen – “We Will Rock You”

Lançada há mais de 37 anos, “We Will Rock You” continua a ser a rainha das canções de eventos esportivos. Não há como escutá-la sem imaginar alguém batendo os pés em um ginásio, por exemplo, ou usando os bastões infláveis para acompanhar o ritmo característico da música, composta pelo guitarrista Brian May. Supera até “We Are the Champions”, do mesmo Queen, outra canção das mais tocadas em eventos esportivos pelo mundo.


1º lugar
Pharrell Williams – “Happy”

Pharrell Williams é “o cara” das músicas de eventos esportivos de 2014. Além de ser coautor de “Get Lucky”, é compositor de “Happy”. O norte-americano é um músico tão “esportivo” que vai se apresentar no autódromo de Interlagos, no Lollapalooza Brasil, em 29 de março de 2015. Lançada na mesma época de “Tempo de Alegria”, em novembro de 2013, a música de Williams pegou “de vez” no Brasil neste segundo semestre. Ficou quase impossível ir a um evento esportivo sem escutá-la. “Bata palmas junto [comigo] se você sente que a felicidade é a verdade, porque estou feliz”, diz a canção que lidera o ranking de 2014.

Menção honrosa: vale também citar as músicas das torcidas (principalmente sul-americanas) durante a Copa do Mundo. Sobre elas escrevemos um texto: Maradona x Pelé: criativos, torcedores brasileiros dão resposta a argentinos.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.