São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de montanha 27/08/2017

Na serra do Mar, ‘duas provas em 1’: descida vendo o litoral e subida ‘punk’

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Baixada santista é vista da estrada velha de Santos durante corrida (Esportividade)

Baixada santista é vista da estrada velha de Santos durante corrida (Esportividade)

Os participantes da etapa serra do Mar/núcleo Caminhos do Mar do Circuito das Serras-2017, em São Bernardo do Campo e Cubatão, experimentaram uma sensação não sentida em corridas de rua normais. Independentemente da distância escolhida por cada um deles, 6, 12 ou 21 km, eles vivenciaram duas provas dentro de uma só – cada uma com suas belezas e dificuldades.

A primeira parte foi aquela mais esperada pela maioria, a descida da estrada velha de Santos, com vista para o litoral de SP e para a tubulação da usina hidrelétrica Henry Borden, inaugurada em 1926 e integrante-chave de um projeto que resultou na reversão do rio Pinheiros. O declive representava redução de cerca de 220 m de altitude em pouco mais de 3 km – até 532 metros acima do nível do mar.

Subir foi "outra prova" (Esportividade)

Subir foi “outra prova” (Esportividade)

Em uma corrida de montanha como essa, tudo o que desce tem de subir. A subida foi muito diferente da descida: em meio à mata fechada, com galhos caídos em alguns trechos. A maioria esmagadora dos atletas não conseguia correr ali. Caminhar tornou-se solução temporária. Os corredores sentiram-se aliviados quando perceberam que podiam retomar a corrida (agora de trilha), mas mal sabiam eles que muita lama ainda estava por vir.

Quando chegaram ao fim da prova escolhida, estavam cansados e sujos, mas de “alma lavada” graças à experiência que eles haviam acabado de viver. Água, aliás, foi bebida pelos atletas de forma diferente do habitual: em vez da distribuição dos tradicionais copinhos, os organizadores levaram aos pontos de hidratação galões que abasteciam a garrafa de cada corredor.

Etapa Caminhos do Mar/serra do Mar do Circuito das Serras (Esportividade)

Etapa Caminhos do Mar/serra do Mar do Circuito das Serras (Esportividade)

As inscrições gratuitas para as 4 etapas (a deste domingo foi a 1ª) foram uma consequência da aprovação do projeto da Associação dos Esportistas de Corrida de Aventura na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (a LPIE). As empresas patrocinadoras vão deixar de pagar R$ 525.240 como ICMS ao governo estadual. Não existem mais vagas.

Resultados

Clique aqui e confira como você se saiu na prova de 27/08/2017.

Deixe seu comentário