São Paulo - região metropolitana
Vida em movimento 11/12/2013

O que é certo e o que é errado em atividades físicas para perda de peso

Por Aline Chrispan

spinning

Caso você resolva iniciar uma atividade física com intuito de perda de peso, lembre-se do seguinte:

ERRO: TREINAR EM JEJUM. Em hipótese alguma pratique qualquer atividade física em jejum ou após longos períodos sem ingestão de alimentos. O organismo precisa que a glicemia (açúcar disponível no sangue) esteja em níveis normais para utilizar a gordura corporal como fonte de energia. O jejum, por outro lado, estimula o organismo a usar a proteína, fonte de massa magra (músculos). E água, não esqueça da água! Mais de 70% do corpo é água e suas células precisam dela.

ERRO: TREINAR COM ROUPAS PESADAS, AGASALHO OU USAR PLÁSTICO FILME PARA TRANSPIRAR. Nunca cometa esse erro. Transpirar não emagrece, transpirar é um mecanismo de resfriamento corporal devido ao aumento da temperatura corporal exigido pelo esforço do exercício. A água perdida no suor é recuperada quando ingerida novamente. Não transforme seu exercício em uma experiência desagradável e que pode causar queda de pressão, desidratação e mal-estar. Use roupas leves, tênis e meias. Algumas áreas como parte interna de coxas, mamilos e axilas podem sofrer lesões com o atrito, então, procure usar um short justo por baixo do calção esportivo de sua escolha e evite regatas. Vaselina sólida pode ser uma estratégia para os pontos sensíveis. Não esqueça o protetor solar e o uso de bonés para os dias quentes.

ACERTO: ESCOLHA ATIVIDADES CONFORTÁVEIS E DE LONGA DURAÇÃO. É comum, com o objetivo de recuperar o tempo perdido, que as pessoas escolham atividades intensas com a ideia de que vão perder peso rapidamente, como a corrida ou pular corda. Sedentários e pessoas com excesso de peso devem fazer atividades contínuas como caminhada, bicicleta, transport (elíptico), natação, hidroginástica e danças leves, por exemplo. São atividades possíveis de serem mantidas por períodos de 30 a 60 minutos, mas comece devagar, com 20 minutos e vá aumentando gradativamente. A frequência também é importante: todos os dias ou o máximo que puder. Lembre-se de que seu corpo precisa de adaptação à atividade e que exercícios de impacto, somados ao peso corporal, podem causar sérios problemas para as articulações como joelhos, quadril, tornozelo e coluna.

ERRO: ABDOMINAL EMAGRECE. Qualquer atividade de força, como abdominais, flexões de braço e agachamentos, fortalece o grupo muscular utilizado no exercício e ajuda a gastar energia de modo geral, mas sozinha não representa o melhor tipo de exercício para emagrecer. Fazer abdominal treina o músculo que está abaixo da camada de gordura, mas a sua barriga continuará lá, firme e forte. Leia novamente o tópico acima e capriche nas atividades de longa duração.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.