São Paulo - região metropolitana

Outras cidades da região também “competem” no Dia do Desafio

Por Esportividade
Dia do Desafio em Poá (Julien Pereira)

Dia do Desafio em Poá (Julien Pereira)

Além da capital paulista, outras cidades da região metropolitana de São Paulo preparam-se para o Dia do Desafio da próxima quarta-feira, dia 29 de maio de 2013. Nesse evento, surgido no Canadá em 1983, o que vale é mobilizar a população para que cada pessoa pratique 15 minutos, no mínimo, de atividade física na data marcada – e que esse comportamento estimule a continuidade da prática de exercício físico.

A meta “competitiva” é “derrotar” uma cidade “concorrente”, cujo “confronto” foi escolhido por sorteio: “vence” quem tiver, proporcionalmente ao número total de habitantes, mais gente se exercitando naquele dia. O evento, coordenado pelo Sesc, é realizado pelas prefeituras com o apoio de instituições locais e regionais. Em 2012, de acordo com Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades, espalhadas por 21 países nas Américas, participaram do Dia do Desafio.

São Bernardo do Campo, por exemplo, tenta superar os números de 2012, quando 145.226 pessoas, ou seja, 18,97% de sua população, participaram das atividades físicas programadas. A cidade promoverá ações como uma grande aula aberta de ginástica no ginásio Adib Moysés Dib, às 8h. No caso de São Bernardo, as participações serão computadas das 8h às 20h30 por meio do tel. 4126-5612 ou e-mail [email protected].

São Caetano do Sul “competirá” contra a cidade de Escuintla, na Guatemala, de 0h às 21h de 29 de maio. O município orienta que, ao término de cada atividade, o professor responsável pela coordenação da série de exercícios comunique o que foi realizado e quantos praticantes estiveram presentes. A captação dos registros será feita nos locais de realização, por e-mail [email protected] ou telefone da secretaria (4228-2000).

Poá e Ferraz de Vasconcelos farão um “duelo” neste dia 29. Em Poá, segundo a secretária de Esportes, Terezinha do Nascimento, a programação terá início com a Caminhada do Desafio, que sairá do bosque Killian Burger, no Jardim Nova Poá, com destino à praça Antônio Sanches, na Vila Monteiro. Essa atividade está marcada para as 7h, e está confirmada a participação dos alunos do grupo de atividade física do Jardim Nova Poá. Para as 9h está programada, também na praça Antonio Sanches, uma aula de ginástica e uma apresentação de skate. Poá participa do evento desde 2009. No ano passado, a taxa de mobilização foi de 28%.

Ainda haverá a participação de outros municípios da região metropolitana de São Paulo, como Franco da Rocha, que “desafiará” Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e Guarulhos, que terá Caracas, capital da Venezuela, como “adversária”.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.