Guia de São Paulo - região metropolitana

Fechar

Nome

Modalidade

Localidade

Proximidade

Insira um CEP. Exemplo: 01310-000

Data

Intervalo de datas

Exemplo: 01/01/2013

Evento para

Gratuito

 

Evento para


Acontece na cidade

Futebol 14/10/2014

Passo a passo do torcedor no Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Compartilhar
Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

Em novembro de 2014, o terreno onde já funcionou uma área de lazer dos funcionários da Companhia Antarctica Paulista e que se tornou “sagrado” para os palestrinos após a aquisição da área, ainda em 1920, pelo clube, voltou a receber milhares de pessoas semanalmente.

O Allianz Parque, construído onde ficava o antigo Palestra Itália, foi aberto aos espectadores, palmeirenses ou não, já que se trata de um estádio que é considerado multiúso. Recebeu, em novembro de 2014, dois shows de Paul McCartney, o que representou a estreia para apresentações musicais.

Quais são os setores

Allianz Parque: setores e ruas

Allianz Parque: setores e ruas

No anel inferior: Cadeira Gol Norte (azul no mapa acima; onde ficam as torcidas organizadas); Cadeira Central Oeste (verde claro); Cadeira Gol Sul (verde escuro); Cadeira Central Leste (cinza). E no anel superior: Cadeira Superior Norte (azul claro no mapa logo acima); Superior Oeste e Superior Sul (verde claro); Visitante (vermelho); Cadeira Superior Leste (azul escuro).

Transporte

Allianz Parque (WTorre/Divulgação)

Allianz Parque (WTorre/Divulgação)

Quase tudo mudou desde julho de 2010, quando o antigo Palestra Itália foi fechado. A exceção é a localização. O torcedor continua a ter à disposição as estações Palmeiras-Barra Funda (Metrô, CPTM e terminal de ônibus) e Água Branca (CPTM), as linhas de ônibus e os estacionamentos, principalmente os dos shoppings Bourbon e West Plaza.

Diferentemente de outras épocas, existe um estacionamento pago do próprio estádio, que é operado por uma empresa do segmento. Comporta até 2 mil veículos. Ainda assim, é recomendado o uso do transporte público, porque o trânsito na região já é naturalmente complicado e tenderá a piorar quando as pessoas forem a um jogo (até 43.600) ou a um show (até 55 mil). As estações ficam a pouco mais de 1 km do estádio. Quem vai da Palmeiras-Barra Funda ao portão A, o da rua Palestra Itália (novo nome de parte da Turiassu), caminha 1,5 km.

Caminho da estação Palmeiras-Barra Funda ao portão A (Google Maps)

Caminho da estação Palmeiras-Barra Funda ao portão A (Google Maps)

A Estapar, com a qual o Allianz Parque tem parceria, opera o estacionamento do estádio e alguns outros na mesma região e permite que se faça a reserva online: clique aqui.

Importante: quando acontecem jogos no Allianz Parque, o trecho da rua Palestra Itália entre a praça Marrey Júnior e rua Caraíbas é passível de interdição. Para que se garanta o acesso de moradores, ao estacionamento do shopping Bourbon e aos demais estabelecimentos no entorno, geralmente é montada uma faixa reversível na rua Palestra Itália, no trecho entre a avenida Pompeia e a rua Caraíbas. Dependendo da necessidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego pode fazer outros bloqueios.

Ingresso

Ingresso de jogo do Palmeiras no Paulista-2015 (Elias Rovielo)

Ingresso de jogo do Palmeiras no Paulista-2015 (Elias Rovielo)

Os ingressos dos jogos caseiros do Palmeiras são vendidos pelo Futebolcard (clique aqui e acesse-o). Você deve prestar atenção primeiramente no portão indicado em seu bilhete. Existem entradas pela avenida Francisco Matarazzo e pelas ruas Palestra Itália e Padre Antônio Tomás; no início desta se faz o acesso ao estacionamento, por exemplo.

Mapa geral do Allianz Parque

Mapa geral do Allianz Parque

No Allianz Parque, poucos metros separam os acessos das ruas, uma vez que o terreno, que não é muito grande, foi muito bem aproveitado.

Entrando

Catraca: apresentação de ingresso

Catraca: apresentação de ingresso (Andrei Spinassé/Esportividade)

Depois de o torcedor ser devidamente revistado, as catracas leem o código presente no ingresso, e a entrada do espectador é finalmente autorizada.

Encontrando bloco

Placas indicam setor

Placas indicam setor (Andrei Spinassé/Esportividade)

Após a exibição do ingresso, o torcedor vai em busca do bloco/(sub)setor mencionado em seu tíquete. Placas auxiliam-no nessa hora. Você vai encontrar 15 elevadores e três conjuntos de escadas rolantes caso seu lugar não tenha acesso pelo térreo e caso você não queira usar escadas comuns.

Encontrando fileira e sentando-se finalmente

Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

A orientação seguinte é que se ache a fileira. Existem marcações no chão e nas laterais das cadeiras da ponta para auxiliar o torcedor. E o último passo é a busca por seu assento. Cada cadeira possui um número, que é encontrado dentro de um círculo na ponta da parte onde se senta.

Outros serviços

Banheiros do Allianz Parque

Banheiros do Allianz Parque (Andrei Spinassé/Esportividade)

O espectador poderá utilizar os banheiros e comprar bebidas, lanches e lembranças nos diversos setores de serviços espalhados pelo Allianz Parque.

Curtindo o jogo ou o show

Jogo no Allianz Parque (Gabriela Batista/Divulgação)

Jogo no Allianz Parque (Gabriela Batista/Divulgação)

Além de uma ótima visão de campo até mesmo quando se senta na última fileira, o Allianz Parque oferece ao espectador dois telões. Quando houver shows lá, os palcos serão montados no mesmo lugar, sempre atrás do gol “da Francisco Matarazzo”, no lado oposto ao das piscinas. Se for um grande show (até 55 mil pessoas), será virado justamente para o lado das piscinas. Se for médio (até 12 mil, e todos em área coberta), será a vez de a modalidade anfiteatro entrar em ação. Daí a vista do palco, a ser montado na área concretada (coberta por grama sintética), será essa da foto acima.

O espectador terá gratuitamente wi-fi e poderá no futuro baixar aplicativo do Allianz Parque para ficar mais bem informado e interagir com o espetáculo.

Saída

Allianz Parque se preparando para show (WTorre/Divulgação)

Allianz Parque se preparando para show (WTorre/Divulgação)

A atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será muito importante durante a saída de público. É fundamental que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e dos próprios funcionários do estádio.

Como foi o primeiro jogo oficial lá:
Novo estádio, velha rotina: no Allianz Parque, torcida mantém seus hábitos
Palmeiras arrecada mais na estreia de estádio, mas Corinthians gasta menos
NBB como ‘preliminar’ de Palmeiras x Sport agrada, mas não lota ginásio

Compartilhar

Comentários

  • airton silva disse:

    eu tenho 53 anos ,minha mulher 63 anos,minha filha tem 17anos,é nossa primeira vez no allianz parque,gostaria de saber como comprar os ingressos e onde deixar o carro,
    pode me ajudar? Obrigado, aguardo instruçoes.

    • Esportividade disse:

      Olá, Airton! Você compra ingressos para os jogos do Palmeiras pelo site http://www.futebolcard.com. O carro pode ser deixado em um dos shoppings da região, West Plaza e Bourbon, ou no próprio estacionamento do Allianz Parque, com entrada pela rua Padre Antônio Tomás. Sim, existem lanchonetes dentro do estádio. O Allianz Parque oferece boa visibilidade independentemente do local onde se senta. O mais importante é saber o que você quer ver: o jogo como um todo ou os jogadores de perto. Para a primeira opção, fique no setor superior, cujo preço não é tão alto assim; para a segunda, nos setores laterais inferiores, cujo ingresso é mais caro. As torcidas organizadas ficam no setor Gol Norte, o mais em conta, por exemplo. Obrigado!

  • bruno disse:

    Nos jogos do Palmeiras, pode entrar com mochila nas costas?

  • rose disse:

    onde ficam os setores 3 e 4 no estádio. dá para ver o show bem? a acústica boa?

  • yuri disse:

    para ir em familia qual o melhor setor para se sentar? as cadeiras superiores tem vista boa ou é muito distante do campo? Obrigadoo

    • Esportividade disse:

      Olá, Yuri! As cadeiras superiores são boas sim e mais baratas que as centrais oeste e leste. É um setor bem familiar. Só lembrando que os visitantes ficam lá em cima também, mas no setor vermelho do mapa de acesso presente nesta página. Obrigado!

  • Deixe seu comentário

    Current day month ye@r *