São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 30/11/2015

Por que a Star Wars Run faz sentido e não é só um instrumento de marketing

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Star Wars Run-2015 no Minhocão (Disney)

Star Wars Run-2015 no Minhocão (Disney)

Corridas temáticas são um bom instrumento de marketing para empresas, e isso não deixa de ser um fato para a Disney com a Star Wars Run, prova que “aquece os sabres de luz” para o lançamento do sétimo episódio da saga, previsto para o dia 17 de dezembro de 2015 no Brasil. Por mais estratégico que o evento seja, ainda assim ele consegue mexer com os sentimentos dos corredores, mesmo os daqueles que não são tão fãs de Guerra nas Estrelas. Diferentemente de outras corridas do gênero, existe na Star Wars Run, cuja segunda edição foi disputada no sábado, 28 de novembro, um componente motivacional envolvido no decorrer dos 7 km.

Uma única frase é capaz de criar uma atmosfera totalmente propícia à corrida: “Que a Força esteja com você”. Na prova em São Paulo, dita por contratados pelos organizadores, fantasiados ou não, ganha um significado próprio. Essa Força, que nos filmes é o campo de energia criado por todas as coisas vivas, é pessoal e está dentro dos atletas, que, com ela, conseguem chegar ao fim do percurso.

Clima de Star Wars antes da prova (Disney)

Clima de Star Wars antes da prova (Disney)

“Que a Força esteja com você” poderia ser muito bem uma frase motivacional para qualquer corrida. É essa mesma força de que o atleta precisa ao chegar à Brigadeiro Luís Antônio em 31 de dezembro, na São Silvestre. É a força de vontade para não desistir na famosa subida e poder virar à direita ao fim da avenida, voltando à Paulista.

Na noite de sábado passado, essa frase mereceu uma nova versão: “Que a chuva esteja com você”. E esteve mesmo com todos os corredores. Quando os participantes estavam no elevado Costa e Silva, no Minhocão, começou a chover. Não impediu, porém, que 5.588 inscritos completassem a prova.

Largada da Star Wars Run-2015 (Disney)

Largada da Star Wars Run-2015 (Disney)

Foram dadas duas opções de kit na hora da inscrição, que custava R$ 160 aos não associados da Corpore: um com camiseta preta, inspirada em Kylo Ren, um “seguidor do lado sombrio da Força”, e um com camiseta branca, inspirada na personagem Rey. Havia capuz em ambos os modelos e, na chuva, ele pode ter sido tanto um inimigo como um aliado dos corredores: embora pudesse servir como proteção, também representava um incômodo, pois quanto mais molhado estava mais pesado ficava. Entretanto, a força, a de vontade, não fez os atletas desistirem.

Os participantes podem levar a frase “Que a Força esteja com você” para as demais corridas das quais participarem. Não será mais dita, mas virá à cabeça nos momentos em que a motivação é mais exigida.

Facilitou a vida dos corredores o fato de largada e chegada terem acontecido na região do Memorial da América Latina, bem perto da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô e da CPTM. Na “arena do evento” era frequentemente exibido o trailer do novo filme da saga, “O Despertar da Força”. A força de mais de 5 mil pessoas já despertou.

Outra corrida da Disney foi assim:
Disney Magic Run não é brincadeira de criança para corredores dos 10 km

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.