São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 17/07/2020

Protocolo é enviado à prefeitura para treinos de corrida seguros em São Paulo

Por Esportividade

Corredora na reabertura do pq. da Aclimação (Esportividade)

Um protocolo sanitário foi encaminhado à Prefeitura de São Paulo para orientar e regulamentar uma retomada mais segura dos treinos individuais de corrida pedestre em parques (especialmente) e ruas da capital paulista. O documento, que foi enviado à administração municipal pela vereadora Janaína Lima, do Novo, foi produzido em parceria com médicos e profissionais de assessorias de corrida de rua, como Darlan Duarte, Marcos Paulo Reis, José Carlos Fernando, Paula Narvaez, Vera Saporito e Luciana Haddad.

“O objetivo é que as instruções auxiliem e pautem a rotina dos atletas na retomada das corridas individuais diante da nova realidade, decorrente da pandemia de covid-19 [doença causada pelo novo coronavírus]”, disse a vereadora.

Uma vez recebido, o documento passa por análise da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, que pede mudanças ou o libera para assinatura do prefeito Bruno Covas e publicação no Diário Oficial.

Parques municipais e estaduais foram reabertos nesta semana, funcionando só em dias úteis. Com essa reabertura, tornou-se necessária a discussão de como retomar os treinos orientados por assessorias, que geralmente levam aos parques grupos de corredores, em um momento em que os números da covid-19 ainda são preocupantes.

Confira alguns pontos sugeridos:

Corredores de máscara no parque da Aclimação (Esportividade)

Mantenha distância de ao menos 2 metros de corredores ao seu lado e de 10 metros do corredor à sua frente.

Atletas não poderão tirar a camiseta após o treino. O movimento de tirá-la pode espalhar gotículas de suor pelo ar e transmitir a covid.

Usar o gesto de levantar o braço (como quando um corredor vê um buraco adiante) para os corredores identificarem a distância que deve ser mantida entre um e outro.

O alongamento deve ser feito sem qualquer equipamento para evitar contaminação.

Para o caso de encontrar outro atleta pelo caminho: abraços, cumprimentos com contato e fotos estão suspensos.

Sua roupa e equipamentos de treino devem ser higienizados depois de cada sessão.

É indispensável o uso de máscara facial durante os treinos.

Todo atleta passa a ser 100% responsável por sua hidratação. Ele leva garrafinha para o treino ou adquire-a em algum comércio próximo.

Leia também:
Treino de corrida no parque provoca sensação dúbia: de liberdade e de prisão

Deixe seu comentário