São Paulo - região metropolitana

Saiba de quem são os seis estudos sobre o futuro ginásio do Anhembi

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Sugestão de projeto do ginásio multiuso (SPTuris)

Sugestão de projeto do ginásio multiúso (SPTuris)

Surgiram seis estudos para o ginásio do Anhembi, que deverá ser construído ao lado da concentração do sambódromo, na zona norte de São Paulo. Seis foram os projetos enviados à São Paulo Turismo, que agora os avalia.

No início deste ano de 2015, a Prefeitura de São Paulo lançou um chamamento público para “avaliar as propostas dos interessados em realizar estudos preliminares técnicos e de modelagem de projeto para concepção, construção, implantação, manutenção, gestão e operação de uma arena multiúso coberta no Parque Anhembi”.

A área a ser concedida para a implantação do empreendimento possui 21.663,23 metros quadrados e está localizada na parte sul da área de concentração do sambódromo do Anhembi.

Onde ficaria o ginásio do Anhembi (SPTuris)

Onde ficaria o ginásio do Anhembi (SPTuris)

Estudos preliminares deveriam atender às condições a seguir: o modelo de negócios necessitaria considerar que a remuneração do interessado se dará exclusivamente pela exploração dos ativos do ginásio, sem uma previsão de contraprestação pecuniária ou aportes de recursos por parte da SPTuris ou da Prefeitura de São Paulo; o termo “Anhembi” vai ter de compor o nome do ginásio, mesmo na hipótese de exploração dos direitos de nome por terceiros; deverá ser coberto, com capacidade mínima para 20 mil pessoas e possuir estrutura interna que permita múltiplas configurações de uso; o agente empreendedor não poderá explorar a atividade de estacionamento.

Se essa “arena multiúso coberta” sair mesmo do papel, se tornará o principal ginásio do Estado de São Paulo e será praticamente duas vezes maior que o do Ibirapuera, que detém o título por enquanto.

Entre as empresas que enviaram estudos estão a WTorre (construtura do Allianz Parque), a IMX (Rio Open de tênis, Brasil Champions de golfe e eventos da NBA no Brasil) e a Time for Fun (Stock Car), gigante do entretenimento.

Confira a lista:

  • Almeida & Fleury Consultoria Econômica Ltda – TetraArq Arquitetura e Projetos Ltda
  • Arena Assessoria de Projetos Ltda – Moyses & Pires Sociedade de Advogados – Lagardere Unlimited do Brasil Operações Esportivas e Participações Ltda – BF Capital Assessoria em Operações Fin. Ltda
  • Fernandes Arquitetos Associados – SBP do Brasil Projetos Ltda – Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda
  • IMX, Esporte e Entretenimento Ltda, que apresentou uma proposta em conjunto com o grupo Azevedo Sette Advogados Associados, Gustavo Penna Arquitetos Associados, Lumens Engenharia
  • T4F Entretenimento S/A
  • WTorre S/A

Na verdade, após a escolha do modelo, será aberta pela Prefeitura de São Paulo licitação para que se construa e se administre o ginásio do Anhembi.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.