São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 13/07/2020

Treino de corrida no parque provoca sensação dúbia: de liberdade e de prisão

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Corredores de máscara no parque da Aclimação (Esportividade)

“Até chorei quando entrei no parque. Como somos tontos, né?” Foi assim que, enquanto gravava uma mensagem de áudio, um homem expressou-se nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020, ao retornar depois de muito tempo ao parque da Aclimação, que ficou quase quatro meses fechado devido à pandemia de covid-19.

A reabertura da área verde causou uma sensação ambígua em corredores: ao mesmo tempo que provocou a emoção descrita pelo caminhante, gerou tensão, já que não é permitido ficar sem máscara.

Academia ao ar livre fechada (Esportividade)

Centenas de pessoas foram ao parque da Aclimação, na região central de São Paulo, para correr, caminhar ou passear com seu cachorro nas primeiras horas da reabertura, logo após as 10h. As academias ao ar livre e os bebedouros encontravam-se bloqueados – assim como o campo de futebol.

Era nítido que várias das pessoas que treinavam corrida, especialmente quando o treino era mais intenso, lidavam mal com a máscara. Algumas às vezes tiravam-na do nariz para respirar melhor, o que não é recomendado pelas autoridades sanitárias.

Andrei Spinassé com máscara Fiber (Esportividade)

Seguir à risca o que foi determinado pelo poder público é preciso, mas causa angústia, porque, mesmo com o corpo pedindo que se retire a máscara, não se pode. A liberdade de correr no parque acaba sendo bastante reduzida por uma sensação de prisão. As máscaras de proteção mais esportivas, como a Knit Fiber, podem minimizar esse desconforto.

E quem, após o treino, tirou a máscara para descansar em uma área mais afastada teve sua atenção chamada por um funcionário do parque.

Também é desconfortável o fato de o novo coronavírus ainda estar por aí, com números diários alarmantes, então um treino neste momento, em um espaço compartilhado por centenas de pessoas, não é feito sem preocupações.

Corredora treina na reabertura da Aclimação (Esportividade)

Apesar de tudo isso, ainda foi válido voltar ao parque, mas cabe a cada um decidir o que é melhor para si – pensando sempre na coletividade em primeiro lugar.

Leia também:
Parques municipais de São Paulo são reabertos na segunda (13/7)
Parques estaduais, como Villa-Lobos, voltam a funcionar em 13/7
Academias voltam com protocolo que prevê agendamento e distanciamento

Comentários


  • Estou à disposição para conversarmos sobre corrida com cachorro.
    O esporte canicross vem se popularizando no Brasil.

  • Deixe seu comentário