São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 15/12/2020

5 maiores artilheiros de todos os tempos do Campeonato Brasileiro da Série A

Por Colaborador

Atacante Fred (Rafael Ribeiro/CBF)

A temporada 2020 da Série A do Campeonato Brasileiro masculino já passou da metade – com o São Paulo no topo da tabela. Quanto a quem vai receber a Chuteira de Ouro, Thiago Galhardo, do Internacional, marcou 15 gols, com o concorrente mais próximo, Marinho, do Santos, com 14. A disputa com certeza vai esquentar ainda mais antes do fim da temporada, principalmente se você procura apostar online.

Mas vamos dar uma olhada nos arquivos nos cinco jogadores que mais marcaram gols na Série A.

1º Roberto Dinamite (190 gols)

Como não começar senão pelo atacante apelidado “Dinamite” por jornalistas do Jornal dos Sports. É o maior artilheiro da história do Vasco, com 181 gols marcados em jogos do Campeonato Brasileiro em duas passagens pelo clube. Na temporada 1989, foi para a Portuguesa, também apresentando um retorno razoável: foram nove gols em 17 partidas. Dinamite está acima de qualquer outra pessoa nesta lista, e é improvável que seu recorde seja quebrado.

2º Romário (154 gols)

Romário foi um grande atacante e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Tendo iniciado sua carreira profissional no Vasco, alternou entre o futebol brasileiro e o europeu. Posteriormente, retornou ao Flamengo, voltando também ao Vasco em três ocasiões ao longo da carreira. Seu último gol na Série A foi pelo Vasco em 2007 e, mais tarde, ele se tornou jogador/técnico interino do clube.

3º Edmundo (153 gols)

Apelidado “Animal” por seu comportamento explosivo dentro e fora do campo, não havia dúvidas de que Edmundo era um grande talento, e seu número de gols o coloca em terceiro lugar em nossa lista. Com a ajuda de seus gols, o Palmeiras venceu a Série A duas vezes consecutivas, em 1993 e 1994, e ele marcou 29 gols (em 28 partidas) na conquista do Vasco em 1997. Ele também passou por outros clubes e continentes, como Europa e Ásia — mas onde quer que tenha jogado, ele marcou gols. Após a aposentadoria, ele se tornou comentarista.

4º Fred (149 gols*)

Único jogador em atividade em nossa lista, Fred joga atualmente na Série A pelo Fluminense e tem mais 18 meses de contrato. Ele marcou dois gols em oito partidas nesta temporada e pode muito bem estar entre os três primeiros ao fim da temporada. Além de uma passagem pelo francês Lyon, Fred predominantemente atuou na primeira divisão do Brasil, e sua melhor temporada veio durante sua primeira passagem pelo Fluminense, em que marcou 91 gols em 153 partidas. Fred, 37 anos, anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira em 2014.

5º Zico (135 gols)

Uma lenda do futebol, Zico passou toda a carreira na Série A no Flamengo — além de jogar pela Udinese e encerrar a trajetória como jogador no japonês Kashima Antlers, em que ele atualmente atua como diretor técnico. Zico foi, sem dúvida, um dos melhores jogadores do fim dos anos 1970 e dos anos 1980 e um excelente especialista em bola parada. Em sua primeira passagem pelo Flamengo, o meia marcou 123 gols em jogos do Brasileiro. Poderia ter feito até mais, mas infelizmente sua carreira foi marcada por graves lesões.

* Até 15 de dezembro de 2020

Deixe seu comentário