São Paulo - região metropolitana
Basquete 04/07/2017

Basquete: vitória do Brasil sobre EUA no Pan-87 ganha exposição no Sesc

Por Esportividade
Brasil, campeão pan-americano após vitória sobre Estados Unidos na casa do adversário (Arquivo CBB)

Brasil, campeão pan-americano após vitória sobre Estados Unidos na casa do adversário (CBB)

A surpreendente vitória da seleção brasileira masculina de basquete sobre os Estados Unidos há 30 anos, em pleno solo norte-americano, se tornou tema de uma exposição em São Paulo. De 4 de julho a 2 de setembro de 2017, o Sesc Consolação apresenta a “120 x 115: O ouro em Indianápolis“. A mostra retrata o que aconteceu naquele histórico dia  23 de agosto de 1987, em que o Brasil obteve a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianapólis-1987.

O jornalista Marcelo Duarte é o curador da exposição. Na época, ele tinha 22 anos e pouca experiência ainda. “Aquela era minha primeira cobertura de um evento esportivo internacional. Difícil imaginar que estávamos entrando para a história”, disse. Na ocasião, o Brasil foi aos vestiários no intervalo com 14 pontos de desvantagem (68 a 54) e incrivelmente virou o jogo.

A camisa usada por Guerrinha na final, a medalha de ouro do Sílvio e as munhequeiras com faixas verdes e amarelas de Paulo Villas Boas, além de fotos, vídeos, jogos interativos, jornais e revistas da época, apresentam ao público paulista a trajetória da equipe liderada por Ary Vidal e formada por André, Rolando, Cadum, Gérson, Guerrinha, Israel, Marcel, Maury, Oscar Schmidt, Paulinho, Pipoka e Sílvio nos Jogos Pan-Americanos-1987.

“Foi demais! Tenho o maior orgulho de ter participado daquele time, daquele grupo que era uma verdadeira família, companheiros que estavam ao meu lado em histórias maravilhosas e conquistas inesquecíveis”, afirmou Oscar Schmidt, cestinha. “Foi a maior alegria e a maior emoção da minha carreira na seleção ganhar aquela final quando ninguém apostava em nós.”

Atividades paralelas acontecem nas próximas semanas. São exemplos disso o bate-bola com o ex-pivô Rolando (quinta-feira, dia 6 de julho, das 18h30 às 20h), o bate-papo “A vitória em Indianápolis e o basquete brasileiro com José Medalha, Cadum e Paulinho Villas Boas” (terça-feira, dia 11 de julho, das 20h às 21h30), a clínica de basquete com Guerrinha (quinta-feira, dia 20 de julho, das 18h30 às 20h) e o bate-papo “Renovação do basquete brasileiro: como está a formação de nossos atletas? Com Eduardo Agra, César Guidetti e Fábio Antonio” (na terça-feira, 25 de julho, das 20h às 21h30).

Vídeo de apresentação da exposição:

Serviço:
“120 x 115: O ouro em Indianápolis”
Abertura: às 19h de 4 de julho de 2017
Visitação: de 5 de julho a 2 de setembro de 2017
De segunda-feira a sexta-feira: 10h às 21h30
Sábados: das 10h às 18h30
Livre
Gratuito

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
Telefone: 3234-3000

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.