São Paulo - região metropolitana
Nutrição 25/09/2013

A importância da hidratação

Por Ana Carolina R. Amorim

agua

Já não é nenhuma novidade a importância da água para a manutenção do corpo. Diariamente precisamos cerca de dois litros de líquidos para o equilíbrio de pele, intestino, rins… Enfim, do nosso organismo em geral. Esse número pode variar de acordo com a atividade física, a temperatura e a umidade relativa do ar. Então fique atento em dias muito quentes e úmidos! Seu corpo vai precisar de mais água para regular a temperatura corporal com a externa.

Quando sentimos sede é um sinal de que já estamos desidratados; esse é o primeiro alerta que o corpo nos mostra. Outros sintomas muito comuns são: tontura ou vertigem, cansaço, náusea, vômitos, diarreia, perda de apetite, diminuição da urina, lentidão nos movimentos, pressão baixa, aumento da frequência cardíaca etc. Dependendo do grau de desidratação a pessoa pode até chegar ao coma.

Para quem pratica esporte é importante lembrar que a hidratação no antes, durante e depois do exercício é um fator determinante para um bom desempenho, além da alimentação e do próprio exercício em si. Durante a atividade física há uma redução gradual no desempenho à medida que aumenta o grau de desidratação, por isso mantenha-se hidratado durante todo o dia. A quantidade de líquido que deve ser ingerida durante a atividade física é de aproximadamente 800 ml. Aproveite aqueles intervalos entre uma série e outra para se reidratar ou ingira 200 ml a cada 15-20 minutos de atividade.

Para os que sofrem de constipação intestinal, o papel das fibras é muito importante, mas sem água acaba piorando o quadro; o intestino precisa de liquido dar fluidez ao transito intestinal. Portanto, a melhor saída é aliar uma dieta balanceada ao consumo habitual de água.

Dicas para criar o hábito:

  • Espalhe garrafas de água por todo o canto
  • Coloque uma garrafa na cabeceira da cama e a encha antes de dormir
  • Coloque uma garrafa na bolsa ou no carro e, sempre que olhar para ela, tome um gole
  • Coloque uma garrafa no ambiente de trabalho
  • Se não tiver com a garrafa e passar por algum bebedouro, beba um gole
  • Não deixe que a vontade de beber água passe: uma vez que você a sentiu, imediatamente vá beber

Sobre Ana Carolina R. Amorim

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência como nutricionista responsável pelo setor de Dietas Metabólicas do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista capacitanda no setor de Dietas Metabólicas e Unidades de Internação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Nutricionista na área de produção na empresa Avenance. Elaboração de trabalhos de consultoria nutricional em casas de repouso, home care e restaurantes comerciais. Entre em contato com ela por e-mail [email protected] ou telefone (11) 98259-9504.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.