São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 16/06/2014

A importância do EPE, Exame Pré-participação Esportiva, no futebol

Por Dr. Gustavo Arliani

sbcroacia_jb_12JUN14_875

A prática esportiva encontra-se bastante difundida, e os benefícios associados à atividade física são muito bem documentados em todas as faixas etárias. A participação regular em esportes está associada a uma melhor qualidade de vida e a uma redução do risco de doenças coronarianas, hipertensão, câncer de cólon, obesidade e diabetes, contribuindo ainda para uma melhora da participação social e do desempenho físico dos praticantes. Mas os efeitos benéficos da prática de esportes devem ser equilibrados com as lesões e possíveis sequelas a longo prazo que são, até certo ponto, inevitáveis.

O futebol é indubitavelmente a modalidade mais popular do mundo. Conta atualmente com cerca de 200 mil atletas profissionais e 240 milhões de jogadores amadores, dos quais cerca de 80% são do sexo masculino.

O futebol tem regras, regulamentos e um estilo de jogo que é diferente de qualquer outro esporte. As características do futebol imprimem uma demanda significativa nas habilidades físicas e técnicas de cada atleta. Muitos dos padrões de lesões e problemas médicos são únicos, consequentemente.

Atualmente, os jogadores são inadequadamente orientados sobre os riscos que a carreira profissional apresenta à saúde no futuro e também sobre as estratégias de prevenção hoje existentes para reduzir esses riscos. Os clubes de futebol mostram-se também pouco interessados no tema. A maioria dos clubes ingleses de futebol, por exemplo, gasta somente 2,5% do total do valor financeiro destinado ao pagamento do staff geral com cuidados de saúde.

A introdução de procedimentos para controle e vigilância da saúde desses atletas amadores e profissionais do futebol tem como objetivo reduzir lesões, problemas médicos e possíveis sequelas relacionadas ao esporte.

Um método importante na redução de lesões e doenças relacionadas ao futebol é a realização do Exame Pré-participação Esportiva (EPE). A proposta do exame é rastrear lesões e condições médicas que podem colocar em risco a segurança do atleta durante a prática esportiva. Isso em função de atletas serem possíveis portadores de condições e doenças “silenciosas”, ausentes de sintomas e que podem ser detectadas somente por avaliações médicas periódicas.

Rastreamento (ou screening) é uma estratégia utilizada na população com o objetivo de detectar doenças em indivíduos sem sinais ou sintomas dessa condição. A intenção é identificar doenças precocemente, permitindo dessa maneira tratamento e medidas preventivas que reduzem assim a morbidade e a mortalidade desses atletas.

Entretanto, essa avaliação não objetiva somente rastrear doenças nesses atletas, mas tem grande importância também no tratamento de problemas de saúde atuais, determinação da aptidão médica do atleta para a prática do futebol e detecção de doenças silenciosas que podem interferir no rendimento e desempenho dos jogadores, como a deficiência de ferro e problemas visuais e dentários.

O Exame Pré-participação Esportiva (EPE) é também o momento ideal para avaliação da dieta alimentar do atleta e para levantamento dos medicamentos e substâncias em uso, confrontando-os com a relação de substâncias proibidas pela Wada (World Anti-Doping Agency).

Na maioria das vezes, o EPE acaba servindo somente como um certificado para liberação do atleta para a prática esportiva. No entanto, acreditamos que a avaliação da saúde do jogador de futebol deva ser feita de maneira continua e assídua em um processo dinâmico.

Todo cuidado é pouco quando o assunto é sua saúde!

Sobre o Dr. Gustavo Arliani

Doutor Gustavo Arliani é ortopedista especialista em traumatologia formado pela Universidade Federal de São Paulo. É um dos autores do livro “Classificação em Ortopedia e Traumatologia”, juntamente com Doutor Moisés Cohen e Diego Astur. Gustavo é um dos dez mais bem colocados na prova para o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. [email protected] / drgustavoarliani.com.br

Comentários


  • Adriel carlos disse:

    Vou fzer um teste pra jogar pediram exames aptidão para realizar atividade físicas quais exames devo fazer ? Quais são eles?

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.