São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 14/06/2022

Ainda está difícil vender inscrições e lotar eventos de corrida; entenda o porquê

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Circuito Juntos: eventos com lei de incentivo ainda levam muita gente às ruas (Esportividade)

Apesar de o primeiro semestre de 2022 ter marcado o retorno à normalidade dos eventos de corrida no Brasil, a retomada não foi de “0 a 100” – na verdade, foi do zero aos 61%. Praticamente parado em boa parte de 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, o mercado dos eventos esportivos participativos apresenta resultados que ainda estão aquém dos do período pré-crise sanitária.

Segundo o site Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições esportivas do Brasil, “em média, trabalhamos o primeiro semestre com 61% do potencial normal de mercado”.

“Esse é um número que tiramos de análises internas, comparativos com anos anteriores e dados do Google Analytics”, explica o TS.

A realidade não tem sido vista ainda nas ruas, no entanto. Várias das provas que têm acontecido não são totalmente novas, pois são entregas de compras efetuadas no fim de 2019 e no começo de 2020. Por mais que corredores tenham aderido a elas em 2022, parte do público já tinha inscrições pagas.

Troféu Cidade de São Paulo teve baixa participação em 2022 (Esportividade)

“Há clara dificuldade para vender inscrições e lotar eventos, especialmente no segmento de corrida de rua. Outros mercados, como ciclismo ou triatlo, sofreram menos, com provas menores e público mais aderente. A corrida serve um pouco como porta de entrada para todo o resto”, afirma o TS.

A plataforma cita a perda de poder aquisitivo dos consumidores em razão da alta da inflação (não só no Brasil): “Não tem como segurar o patamar de vendas com esse aumento agressivo da sensibilidade ao preço”. Ainda trata das preocupações com a covid-19 existentes até hoje: “Tem bastante atleta evitando aglomeração”.

O Ticket Sports prevê que o segundo semestre seja melhor, com 80% do potencial do mercado, e que apenas em 2023 se alcance o máximo. “Há muita gente nova que nunca foi em um evento – e que vai chegar a eles nos próximos tempos.”

Comentários


  • Ricardo Matos disse:

    A realidade são os preços agreessivos das inscriçoes.

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