São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Corrida de rua 19/04/2017

Análise: é válida a entrega pós-prova de camiseta no Circuito da Cidadania

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Largada de etapa do Circuito Popular paulistano (Guilherme Guidetti/Seme)

Largada de etapa do Circuito Popular paulistano (Guilherme Guidetti/Seme)

A forma de obtenção da camiseta do Circuito Caixa da Cidadania, que será dada aos atletas após a linha de chegada, parece incomum em um primeiro momento, mas ela passa a fazer todo o sentido quando é analisado o que acontecia no Circuito Popular de corrida da cidade de São Paulo até 2016.

O antigo evento passou por duas fases de 2013 a 2016, a época em que a reportagem do Esportividade o acompanhou. Na primeira, chip e número de peito eram retirados no dia da corrida, mas, em diversos casos, por causa de falta de organização, isso provocava atraso da largada e comprometimento do aquecimento dos atletas.

Na segunda, os participantes somente podiam fazer a retirada um dia antes do evento, o que, por um lado, era benéfico ao andamento do domingo de corrida, mas reduzia o público, uma vez que havia pessoas que estavam mais interessadas na camiseta que na prova em si. A etapa de Santana de 2015, por exemplo, contou com 882 atletas que cruzaram a linha de chegada, mas, segundo a prefeitura, havia 1.500 vagas. Há de se considerar também que parte dessa diferença se devia à controversa entrega de cupons da época.

1096_kit_completo

No novíssimo Circuito Caixa da Cidadania, que estreará em maio de 2017, a entrega de camiseta, sacola e medalha será feita para quem apresentar seu número de peito ao fim do percurso.

Como chip de cronometragem e número de peito serão entregues no dia da prova pela Iguana Sports, uma das maiores empresas do ramo, a tendência é que essa entrega seja bem mais eficiente. E dar a camiseta aos participantes depois da corrida de 5 km ou da caminhada de 2,5 km será mais um incentivo para os inscritos de fato participarem do evento.

Também é positivo o fato de os corredores não mais terem de ir duas vezes ao mesmo local em um mesmo fim de semana, principalmente para aqueles que moram do outro lado da cidade.

Entrega de kit da 1ª etapa, a da Freguesia do Ó (inscrições esgotadas)

Somente no dia 7/5, domingo, das 6h30 às 7h30, no local da prova (avenida Inajar de Souza, 6.975). O kit será entregue na dispersão (após a chegada) para todos os que chegarem ao fim da corrida. Para retirar o kit é obrigatória a apresentação do número de peito. Os tamanhos de camiseta estão sujeitos à disponibilidade.

Leia também:
Circuito Caixa da Cidadania entrega kit no dia da prova; confira as dez etapas
Oito em cada dez atletas trocariam camiseta por desconto, mas existe barreira

Comentários


  • Renata disse:

    Concordo totalmente com a PMSP de realizar a entrega da camiseta ao fim da corrida…só pelo fato de quase metade
    das pessoas terem pego a camiseta na véspera e não terem
    ido correr já mostra bem a índole das pessoas.

    • HERCULES M DE LEMOS disse:

      Vou participar da corrida, eu estou de acordo com este novo formato de entregar apenas no final da prova.
      Concordo plenamente, parabéns aos organizadores.

  • Daniela Moreira Fonseca disse:

    Torcer para que o evento não falhe quanto a organização e disponibilidade dos tamanhos das camisetas.

  • Carla de Assis disse:

    Concordo em relação a entrega para os participantes concluintes.. Porém, quanto a informação de “tamanhos sujeito a disponibilidade” acho super Injusto, pois para iniciantes que chegam bem depois na dispersão fica limitado… Já que querem organizar para entrega aos concluintes dá corrida deveria ter a opção de tamanhos no momento da inscrição é excluindo as opções conforme a demanda…Outra coisa, quem garante que os que retirarem o número do peito não façam a prova e vão direto à dispersão retirar medalha e camiseta? Minha opinião Ok

    • Esportividade disse:

      Oi, Carla! Sobre a ida à dispersão, é de se esperar que seja organizada de tal modo que somente possa chegar a ela quem realmente concluiu a prova. Obrigado!

  • Anderson disse:

    Eu ainda estranho, mas se for para melhorar não vejo problema.
    Minha única dúvida: literalmente vc vai ter q dar sorte para pegar o número certo dá camisa e isso? Se tiver seu tamanho ótimo se não problema seu, mais ou menos isso…

    • Esportividade disse:

      Oi, Anderson! Isso não está claro, mas o fato é que não havia opção de escolha quando os atletas se inscreveram na primeira etapa. Deve ser feita uma estimativa de tamanhos com base na experiência dos organizadores. Obrigado!

  • Adilson disse:

    Prefeitura reforcem o policiamento na área e corredores fiquem atentos

  • almir de carvalho disse:

    Bom dia. não concordo.
    1- entrega do chip ou kit completo no dia da prova, atrasa o início da mesma, ou pessoas que desejariam largar na frente, largam atrasados.

    2- eu adoro correr com a camiseta do evento. portanto, descabível entrega da camiseta somente no fim da prova.
    3- na minha opinião este novo formato tem mais pontos negativos que positivos.
    4- eu nunca faltei numa corrida. mesmo as gratuitas, nunca fui só para pegar a acamiseta, adoro correr.

  • walter menezes disse:

    Quem corre a mais tempo. sabe que antigamente camiseta e outros eram entregues no funil após a chegada, outra coisa para os mais lentos só vai sobras as gs e ggs.

  • Luiz Fernando Pacheco disse:

    Parabéns aos que conseguiram a façanha de se inscrever nessa prova! Muito concorrida! Acho válida essa prática, apesar de incomum nas provas de corrida de rua. Apenas não achei legal o fato do tamanho da camiseta “estar sujeito a disponibilidade”, ou seja, o pessoal que terminar mais tarde a prova pegará apenas camisas que sobraram, com risco de ser de outro tamanho… acho que os tamanhos e a quantidade já deveria ser previamente fabricada de acordo com os dados dos inscritos. Boa prova a todos, tentarei me inscrever nas próximas etapas!

  • Luiz França disse:

    Olá amigos!
    Em 2013, até a terceira etapa (Cid. Tiradentes) a camiseta era entregue pós prova. Foi assim na Sé, na Vila Maria e na Cid. Tiradentes.

    A partir da quarta etapa (Autódromo) tudo mudou.

    Para os iniciantes, que não tem camisetas de poliamida, é ruim, pois vão utilizar a camiseta somente em treinos ou na próxima prova. Mas pra quem já correu algumas vezes, é até bom, pois deve-se evitar ao máximo utilizar produtos novos em provas, isso vale pra camiseta. Uma simples etiqueta pode te incomodar a prova toda.

    E há infelizmente a questão daqueles que faziam dezenas de inscrições em nome de terceiros e ficava com as camisetas pra si.

    • Fernanda disse:

      Muito bem observado, Luiz França, é deprimente saber que há pessoas que chegam a usar desse expediente (10
      Inscrições diferentes) pra pegar uma camiseta!!! De fato, apesar de deixar a corrida “menos festiva” ou até “menos mar”, apoio totalmente a decisão de entregar a camiseta apenas para os concluintes.

    • Esportividade disse:

      Olá, Luiz. Seu comentário foi complementar ao nosso texto. Muito legal! Obrigado!

  • Erlandsson Oliveira disse:

    Particularmente, não gostei da medida. No ato da inscrição, deveria ter um campo que ao menos perguntasse o tamanho da camiseta que cada um usa, para eles fazerem com base naquilo que foi solicitado. Desse jeito, ficou estranho…
    Fora que vai ficar estranho ver cada um correndo com uma camisa diferente. Não vai dar a impressão de ‘um mar de gente’ correndo… não gostei dessas medidas!

  • Karina disse:

    Eu acho ruim, tanto a entrega da camiseta no fim do percurso (já que não se organizaram pra saber os tamanhos dos participantes), quanto a entrega no mesmo dia. Toda vez que tem entrega no dia, acaba atrasando. O ideal seria disponibilizar a entrega antes do evento em um local no centro, perto de metro, acessivel de forma fácil. Mesmo assim estou animada, vou me programar pra chegar cedo e torcer pra que a organização seja bem feita. Boa corrida á todos!

  • Thiago disse:

    Bom dia
    Consegui me inscrever ontem dia 03.05, será que dará certo?
    Esta escrito geral em meu pedido, o que seria isso?
    Obrigado

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.