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Corrida de rua 11/01/2021

Antecipação da largada da São Silvestre para as 7h é bem improvável; entenda

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Viaduto Orlando Murgel durante a 94ª São Silvestre (Esportividade)

Ainda que a Corrida Internacional de São Silvestre não seja mais transmitida pela TV Globo em 2021, o que por ora continua em aberto, uma mudança de horário da mais tradicional prova pedestre do Brasil não é, mercadologicamente, uma ideia tão boa assim. De qualquer forma, a TV Gazeta, da Fundação Cásper Líbero, a detentora dos direitos do evento, ainda o transmitirá e precisará dar visibilidade televisiva a ele por causa dos patrocinadores.

Em 31 de dezembro de 2018, quando estava em vigor o horário de verão e havia largada às 9h, a prova de 15 km exibida pela Globo registrou audiência média de 10 pontos do Ibope, o que equivalia a 718.550 domicílios da região metropolitana de São Paulo.

No ano seguinte, 2019, com a antecipação da largada para as 8h05 em decorrência da não implementação do horário de verão, foram registrados 9,3 pontos, isto é, média de 679.039 domicílios com televisor ligado na Globo no momento da corrida – perda de cerca de 5,5% de um ano para o outro.

Atleta bebe cerveja na São Silvestre-2019 (Esportividade)

Boa para os corredores em razão da menor temperatura, a antecipação para as 7h, por exemplo, faria essa audiência ser ainda menor, o que certamente não é o desejo da Fundação Cásper Líbero, que já marcou a largada da 96ª edição para as 8h30 – por enquanto, de 11 de julho de 2021, data que tende a ser alterada para 31 de dezembro de 2021 devido à pandemia de covid-19.

O retorno da São Silvestre para a tarde ou para a noite de 31 de dezembro é altamente improvável, já que, em anos normais, a avenida Paulista é “palco” festa de Réveillon oficial da cidade.

Na semana passada, o Esportividade publicou com exclusividade notícia sobre a não renovação do contrato de parceria comercial da Globo com a Fundação Cásper Líbero, mas existe chance de a emissora carioca transmitir a São Silvestre – sem, todavia, negociar cotas de patrocínio para o evento e gerar diretamente recursos a ele.

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