São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Vida em movimento 29/10/2013

O bem que as atividades físicas fazem para o ambiente organizacional

Por Aline Chrispan

alongamento_trabalho2

Há um bom tempo, empresas e indústrias pensam em atividade física como meio de promover qualidade de vida e hábitos saudáveis entre seus funcionários. Se a política da companhia permitir, as opções são variadas e vão da ginástica laboral ao yoga, passando por Pilates, tai chi chuan, corrida de rua e até mesmo a criação de uma sala de musculação.

O hábito constante do exercício leva o indivíduo a entender e sentir os benefícios na prática e, assim, adquirir regularidade em alguma atividade de interesse fora do horário comercial.

A ginástica laboral, por exemplo, consiste em pequenas sessões de intervenções ativas durante a jornada, como o alongamento, relaxamento, fortalecimento e palestras sobre assuntos voltados para o cuidado pessoal e dicas de saúde.

O conteúdo desenvolvido é planejado de acordo com a atividade laboral, buscando manter e desenvolver a integridade física do funcionário. O público-alvo da modalidade é o trabalhador no exercício de sua profissão e, dessa forma, as aulas buscam alongar, relaxar, fortalecer e disseminar educação motora e postural, além de estimularem a automassagem e os exercícios em geral que sejam confortáveis para o empregado e que não aumentem excessivamente o metabolismo.

Conheça os benefícios da prática esportiva no ambiente corporativo:

  • Adoção de hábitos saudáveis
  • Desenvolvimento de atitudes voltadas para o cuidado pessoal
  • Redução do relato de dor
  • Diminuição da percepção de estresse psicológico
  • Redução no índice de acidentes de trabalho
  • Diminuição do absenteísmo
  • Melhora do clima organizacional
  • Maior satisfação com a empresa/benefícios
  • Melhora corporal e domínio motor
  • Aumento da produtividade e disposição para o trabalho

As alterações fisiológicas advindas do exercício diário representam fatores importantes para a melhoria do perfil de saúde e integridade física das pessoas. Outros fatores são agregados quando todos se reúnem para uma prática coletiva, a conversa flui enquanto as ideias se movem, as pessoas criam laços, se conhecem e compartilham emoções.

A empresa/indústria não é somente o ganha-pão de muitos; ela é o local onde a transmissão de conhecimento acontece. Onde a educação acontece. Além da ocupação, do salário e dos benefícios próprios de cada categoria, as pessoas precisam sentir-se bem. Proporcionar momentos de cuidado para o seu funcionário reflete a preocupação da instituição com o seu recurso mais precioso: a vida.

Sobre Aline Chrispan

É educadora física, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp e mestranda em ciências da saúde (Fundação Antônio Prudente). À frente da assessoria esportiva Oficina do Movimento, coordena projetos de qualidade de vida em empresas e condomínios. Nesta coluna, abordará temas que envolvam saúde e bem-estar, incentivando a adoção do movimento como forma de se viver bem. Acesse o site e saiba mais sobre a Oficina do Movimento: www.oficinadomovimento.com.br.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.