São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 31/03/2014

Atividades físicas no auxílio ao abandono do vício do cigarro

Por Milena Nogueira

proibidofumar

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o cigarro é responsável pela morte de mais de 5 milhões de pessoas por ano, número similar ao das mortes ligadas ao sedentarismo, também forte concorrente à derrubada da saúde humana.

Sabemos que doenças como câncer de pulmão, de boca, de laringe e de estômago, leucemia, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar e aneurisma cerebral podem ser causadas por esse terrível vício.

Praticar atividades físicas pode ser uma porta de saída para essa situação. Exercícios que atuam diretamente na capacidade respiratória podem ser fortes aliados nessa batalha. Falo de caminhada, corrida, natação e ciclismo.

Atenção! É claro que não se deve sair por aí praticando essas ou outras atividades sem antes procurar um médico e realizar o famoso check-up. Depois de ser liberado pelo médico é hora de começar.

A relação que pode ser feita é a seguinte:

Ao praticar qualquer dessas atividades acima citadas, o corpo liberará endorfina, que provoca a sensação de bem-estar e assim substitui a sensação causada pelo consumo do cigarro.

É notório que com o passar do tempo e a prática da atividade inserida na vida da pessoa ocorre um aumento na autoestima e na autonomia, um convívio social elevado e menos estresse.

De acordo com estudos, podem ser observadas também diminuições de peso e dos níveis de colesterol e triglicérides e a melhora em casos de diabetes, hipertensão, doenças do coração, entre outras.

É importante enfatizar que o tratamento do fumante deverá ser realizado de forma multidisciplinar, ou seja, com uma equipe formada por pneumologista, cardiologista, profissional de educação física e psicólogo.

Apagar a ideia do uso do cigarro não é uma tarefa fácil, mas com boa vontade, disciplina e a ajuda de uma boa equipe é possível se livrar desse terrível vício.

Então vamos praticar saúde e atividades físicas!

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.