São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 10/11/2015

Atletas bebem cerveja antes e depois de corrida; saiba como participar dela

Por Esportividade
Beer Run (créditos: Helen Cardoso e Isnard Quintela)

Beer Run (créditos: Helen Cardoso e Isnard Quintela)

Corridas de rua vespertinas já são raras. Imagine só, então, uma assim com cerveja. Na edição de Santo André da Beer Run, a ser disputada às 16 horas de 29 de novembro, será ofertada aos participantes degustação de cerveja. Antes da prova eles terão direito a um copo de 200 ml; na chegada, após 5 km, a uma caneca de 400 ml de cerveja e a mais um refil de 400 ml.

As inscrições (clique aqui) custam R$ 95. Pessoas com 60 anos ou mais têm 50% de desconto. Somente maiores de 18 anos podem participar da prova.

“Beer Run é o único evento de corrida que combina três ingredientes apaixonantes na medida certa: corrida, cerveja e música. Uma combinação feita para o sucesso, harmonizando três paixões nacionais”, afirma o site do evento. “Pensando nisso a Xtry Marketing & Eventos criou esse circuito de corrida feito para pessoas que valorizam o entretenimento, a diversão e o bem-estar físico e mental.”

“Por se tratar de uma prova temática com o intuito de diversão e degustação de cerveja, essa prova não terá chip e cronometragem, sendo assim não vai haver premiação.”

Na Rolling Stone Music & Run, outro evento que envolve corrida, bebida alcoólica e música, houve open bar de cerveja somente depois de os atletas terminarem a prova. Saiba mais aqui: Rolling Stone Music & Run deixa atletas indignados; faltou até camiseta.

Mas cuidado!

A Faculdade Americana de Medicina Esportiva (a ASCM, American College of Sports Medicine) alerta em relatório: “Consumo de álcool baixo ou moderado pode prejudicar os tempos de corrida nos 800 e 1.500 metros. Por causa de sua propriedade diurética, também pode resultar em desidratação, sendo especialmente prejudicial tanto para o desempenho como para a saúde durante exercícios físicos prolongados em ambientes quentes”.

Dessa maneira, durante a corrida, é essencial que o corredor beba bastante água, pois terá ingerido 200 ml de cerveja antes de começar a correr. E a ACSM aconselha que, após a prova, o atleta se reidrate com água e coma antes de voltar a beber cerveja.

Existem pesquisadores que afirmam que a cerveja pode ser tão boa quanto a água para alguém que está desidratado. Professor Manuel Garzón, da Universidade de Granada (Espanha), também diz que as bolhas da cerveja também ajudam a matar a sede e que os carboidratos contidos nelas auxiliam na reposição das calorias perdidas. Consumo moderado é recomendado.

Mas o atleta não precisa chegar a esse ponto de ficar desidratado na Beer Run: basta beber água ao longo da prova no bairro Jardim, em Santo André, para recuperar a que é perdida durante o exercício físico.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.