São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS

Barueri recebe Jogos Regionais de 18 a 26 de julho; conheça a competição

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Ginásio José Corrêa, em Barueri

Ginásio José Corrêa, em Barueri

A edição de 2013 dos Jogos Regionais da Primeira Região Esportiva do Estado de São Paulo terá início nesta semana e será disputada até o dia 26 de julho em Barueri, município da região metropolitana de São Paulo. A competição é classificatória para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, mais conhecidos como Jogos Abertos do interior, dos quais participam 14 cidades na Primeira Divisão: os quatro municípios mais bem colocados na classificação geral do ano anterior, os dois mais bem colocados da Segunda Divisão e o município com melhor colocação geral de cada um dos oito Jogos Regionais do ano em curso. Além de promover o esporte na região, os Jogos Regionais têm essa função classificatória para os participantes.

No total, 31 municípios fazem parte da primeira região esportiva do Estado de São Paulo. Os oito melhores da edição anterior dos Jogos Regionais e os dois de melhor desempenho na Segunda Divisão integram a Primeira Divisão. São estes, por ordem alfabética: Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Osasco, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (cidade campeã de 2012, em Santo André).

Estão na Segunda Divisão de 2013: Barueri, Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itariri, Jandira, Juquitiba, Mauá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Rio Grande da Serra, São Lourenço da Serra, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Divisão do Estado de São Paulo por regiões esportivas

Divisão do Estado de São Paulo por regiões esportivas

As modalidades em disputa são as seguintes: atletismo (masc./fem.), basquete (masc./fem.), biribol (masc.), bocha (masc.), capoeira (masc./fem.), ciclismo (masc./fem.), damas (misto ou fem.), futebol (fem.), futsal (masc./fem.), ginástica artística (masc./fem.), ginástica rítmica (fem.), handebol (masc./fem.), judô (masc./fem.), karate (masc./fem.), malha (masc.), natação (masc./fem.), taekwondo (masc./fem.), tênis (masc./fem.), tênis de mesa (masc./fem.), vôlei (masc./fem.), vôlei de praia (masc./fem.), xadrez (masc./fem.) As competições de ginástica artística são para garotas de até 14 anos e para garotos de até 16. O futebol masculino é jogado por jovens de até 20 anos. Atletismo e natação terão provas para PPD (Pessoa Portadora de Deficiência). Em Barueri, também haverá competição de skate.

As duas principais praças esportivas de Barueri estão entre os palcos dos Jogos Regionais: o ginásio José Corrêa, que receberá as cerimônias de abertura (marcada para este sábado, dia 20, quando as competições já estarão em andamento) e encerramento, além de jogos de futsal, handebol, vôlei e basquete. A Arena Barueri obviamente terá futebol, mas também sediará disputas de xadrez e dama.

As provas de atletismo serão realizadas em São Paulo, no Ícaro de Castro Mello, mais conhecido como estádio do Ibirapuera.

Os Jogos Regionais, realizados anualmente pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude estadual, em conjunto com os municípios–sede, tiveram início em 1950, em Presidente Prudente, para revelar novos talentos. Desde então, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do interior. Nesta ano é disputada a 57ª edição da competição.

Notícia atualizada com novas datas de início e encerramento da competição.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.