São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Rio-2016 31/08/2016

Tocha paraolímpica passa por São Paulo no domingo, dia 4; Ibira na rota

Por Esportividade
Tocha paraolímpica (Rio 2016/Alex Ferro)

Tocha paraolímpica (Rio-2016/Alex Ferro)

A tocha paraolímpica passará pela cidade de São Paulo. Entre esta quinta-feira (1º de setembro) e segunda-feira (dia 5), será acesa na capital paulista e nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Natal (RN) e Joinville (em SC), as quais representam as cinco regiões do Brasil. Mais precisamente, a cerimônia vai ser realizada na maior cidade do país no domingo, dia 4.

O ato de acendimento será feito no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro no período da manhã, após as 10h. O novo complexo esportivo fica na rodovia dos Imigrantes, perto do centro de exposições estadual. Haverá uma celebração no parque do Ibirapuera, na praça de Eventos, às 17h30. Fará visitas a Apae, Dorina Nowill e AACD nesse intervalo de tempo.

A grande novidade da chama paraolímpica é o “mecanismo de acendimento”: “calor humano”. A chama que iluminará o estádio do Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos, em 7 de setembro, será formada pela união de cinco chamas acesas no Brasil e uma em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço do movimento paraolímpico no mundo.

Em campanha virtual lançada pelo Comitê Rio-2016, as pessoas poderão enviar mensagens positivas, por meio de hashtags, “acumulando energia suficiente para acender cada chama”.

Após as cerimônias locais de acendimento, realizadas sempre de manhã em cada cidade, a tocha ganhará as ruas de cada município envolvido pelas mãos dos condutores e fará visitas a locais especiais como centros de reabilitação e institutos de deficientes visuais.

Cada chama simbolizará um valor paraolímpico: igualdade (Brasília), determinação (Belém), inspiração (Natal) e coragem (Joinville). Já São Paulo participa com o poder da transformação e o Rio de Janeiro, no dia 6/9, com a paixão pelo esporte.

Para participar do movimento, basta postar nas redes sociais uma mensagem usando a hashtag principal e a hashtag do valor abraçado pela cidade. Por exemplo: para acender a chama de São Paulo, é preciso usar as hashtags #ChamaParalímpica e #Transformação. No site do Rio-2016, o público pode acompanhar o mapa de calor gerado pelas mensagens enviadas via Twitter.

Diferentemente dos Jogos Olímpicos, os Paraolímpicos só terão o Rio de Janeiro como cidade-sede. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 18 de setembro. Ainda existem ingressos à venda para as competições em https://ingressos.rio2016.com.

Clique aqui para conferir o trajeto do revezamento da tocha em São Paulo.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.