São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Futebol 12/07/2013

Com 27 times e cinco fases, Copa Paulista começa neste sábado

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Estádio da Rua Javari, do Juventus

Estádio da Rua Javari, do Juventus

Terá início neste sábado, 13 de julho de 2013, a Copa Paulista de 2013, que contará com 27 participantes, sendo seis deles da região metropolitana de São Paulo: Grêmio Osasco, do Grupo 3, São Caetano, Audax, Juventus, Santo André e São Bernardo, do Grupo 4.

São Caetano e Santo André terão, portanto, calendários cheios, pois já disputam as séries B e D, respectivamente, do Campeonato Brasileiro. Por isso, a diretoria do Azulão já anunciou que decidiu utilizar o time B no torneio estadual e que, assim, dará chance a jogadores jovens.

Em cada um dos quatro grupos, haverá jogos de turno e returno. Para a segunda fase se classificarão os quatro times com mais pontos ganhos em cada grupo e serão montados outros quatro grupos – o chamado Grupo 5, por exemplo, terá o primeiro colocado do 1, o segundo do 2, o terceiro do 3 e o quarto do 4. Novamente serão disputados jogos de turno e returno para que dois integrantes de cada agrupamento passem à fase seguinte.

Na terceira fase (quartas de final), cada primeiro colocado da fase anterior enfrentará um segundo colocado em jogos de ida e volta. Nas partidas da terceira fase o clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores realizará a primeira partida na condição de visitante e a segunda partida como mandante, mas, para se definir quem avançará, serão considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase.

A quarta (semifinais) e a quinta fases (final) seguirão o mesmo modelo das quartas de final. O clube campeão será indicado a uma das vagas disponíveis à Federação Paulista de Futebol para a Copa do Brasil de 2014. Caso o campeão seja um dos dez primeiros do Ranking Nacional de Clubes, a vaga destinada a essa competição será do vice-campeão.

Os seis critérios de desempate dentro dos grupos serão: maior número de vitórias (primeiro), maior saldo de gols (segundo), maior número de gols marcados (terceiro), menor número de cartões vermelhos recebidos (quarto), menor número de cartões amarelos recebidos (quinto) e sorteio público na sede da FPF (sexto). Se houver igualdade na somatória dos resultados nos mata-matas, haverá disputa de pênaltis.

A federação estabelece por regulamento um preço mínimo do ingresso nos estádios: R$ 8.

Noroeste (2012), Paulista (2011 e 2010), Votoraty (2009) e Atlético Sorocaba (2008) são os campeões das cinco mais recentes edições da Copa Paulista.

Confira os jogos que acontecerão na região metropolitana de São Paulo aqui no Esportividade. Use o mecanismo de busca ou veja a “Agenda completa”.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.