São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Nutrição 02/01/2014

Como passar por esta época de festividades sem estragar a dieta

Por Alex Whitaker

by hakeechang

As comemorações desta época são as verdadeiras inimigas de uma dieta mantida ao longo do ano. As confraternizações são marcadas por um cardápio farto, muito calórico. Ainda existe o agravante de que a correria característica deste período interfere também na rotina de treino. Mas, é claro, ninguém quer deixar de aproveitar o Natal, o Ano-Novo e o primeiro fim de semana de 2014. Com alternativas e substituições, você pode curtir as festividades sem exageros e sem comprometer tudo o que conquistou 2013.

A primeira dica é fazer uma refeição leve antes do almoço ou da janta de confraternização. Alimentar-se adequadamente inibe possíveis desejos de comer alimentos pesados. Uma boa ideia é optar por uma refeição integral para manter a saciedade e evitar que você fique tentado a atacar pratos calóricos. Se não for possível fazer um lanche antes, inicie consumindo uma boa quantidade de saladas, dando preferências às folhas verdes e tomate, que é rico em licopeno — substancia que intensifica a saciedade —, além de não deixar o estomago vazio se optar em consumir bebida alcoólica.

Tente fugir de opções gordurosas e com alto teor de sódio, como é o caso de tender, chester e pernil suíno. O peito de peru (sem pele) é uma ótima opção, uma carne mais magra e com alta concentração de proteína. Preferir o lombo também tem muitas vantagens; mesmo sendo uma carne suína, essa opção tem mais fibras e baixa taxa de gordura.

Frutas secas, da estação e sementes têm poucas calorias e também são boas alternativas para essas refeições. Oleaginosas como amêndoa, avelãs, castanhas do pará, nozes e castanha de caju são saudáveis, atuam na redução do apetite  e possuem um papel importante na redução do risco de doença cardíaca.

Alguns aperitivos parecem inofensivos, mas carregam uma grande quantidade de calorias. As melhores opções são cenouras baby, torradas integrais, tomate cereja e enroladinhos de folhas.

Existem pessoas que não consomem bebidas alcoólicas durante o ano, mas abrem exceção nesta época. Os amantes da cerveja vão gostar de saber todos os benefícios que a bebida traz. Entre eles, podemos destacar uma série de antioxidantes naturais e vitaminas que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e reconstrução muscular. Já o vinho pode ajudar no controle do peso e protege contra a osteoporose.

Contudo, vale lembrar que as bebidas alcoólicas têm muitas calorias e, em excesso, podem comprometer não só a dieta, mas também o funcionamento do fígado. Portanto, consumam de forma moderada sempre.

Sobre Alexsander Whitaker

É nutricionista, com especialização em nutrição esportiva e vigilância sanitária. Ao longo de sua carreira, atuou como chefe da divisão de alimentos da vigilância sanitária da Prefeitura de Itapevi e como professor do curso livre de nutrição do Senac. Também é responsável pela alimentação de renomados atletas paraolímpicos e praticantes de atividades físicas. Atualmente, está como nutricionista responsável pela equipe de atletismo, judô e vôlei do Centro de Excelência do Esporte do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Futuro) e nutricionista da academia Edge Life Sports.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.