São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
De bem com a vida 14/07/2014

Confira quais características os tênis devem ter para a prática de esporte

Por Milena Nogueira

2651765644_90527754dd_b

Tão importante quanto a roupa do treino são os tênis. Usar o tipo de tênis certo para a atividade física que você vai praticar pode prevenir lesões no joelho, como desgaste das articulações e degeneração dos meniscos.

Com um tênis sem amortecimento adequado, pode ocorrer uma sobrecarga nos joelhos e no quadril, podendo até levar a uma precoce degeneração da coluna. Para evitar esse problemas, veja aqui as dicas sobre os tipos de tênis de acordo com a sua atividade.

Corrida: os tênis de corrida devem ter bom sistema de ventilação e ser leves para que a atividade fique melhor e mais ágil. Também são importantes os amortecedores dianteiros a fim de que se absorva o impacto de pernas, pés e joelhos. A ventilação é importante para que o pé não acumule muita umidade.

Casual: para passeios e momentos de lazer, nos quais não haverá impacto.

Vôlei: como nos tênis de corrida, os protagonistas na hora da escolha de um bom tênis para praticar vôlei são amortecedores e sistema de ventilação. O impacto frontal deve ser priorizado para que se diminua o impacto dos saltos dados pelo atleta/praticante. Os calçados também devem vir acompanhados de um solado de borracha com ranhuras para estabilidade na quadra.

Musculação: os tênis para musculação devem proporcionar conforto. Vale lembrar que, na malhação, o impacto do corpo também é grande; por isso, dependendo da atividade que for fazer, os amortecedores dianteiros são importantes. Diferentemente dos de corrida, os calçados para academia devem priorizar a estabilidade, para atividades de longa duração em uma mesma posição, e devem ter palmilhas confortáveis.

Aventura: é importante deixar claro que os tênis para uma modalidade de aventura devem ter um solado mais duro do que os demais. O calçado precisa amortecer as irregularidades do solo onde o atleta poderá pisar e diminuir as chances de torções, lesões ou até tropeços.

Sobre Milena Nogueira

É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.