São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Esporte 14/09/2021

Conheça alguns dos postos de ginástica e academias ao ar livre em São Paulo

Por Esportividade

Exercitando-se ao ar livre (Unsplash)

Praticar exercícios ao ar livre oferece todos os benefícios físicos das atividades em ambientes fechados e pode fornecer exposição vital à luz solar, que aumenta níveis importantes de vitamina D — ao contrário dos exercícios internos. Melhoras do fluxo sanguíneo, benefício em relação à saúde cardiovascular, da força, da flexibilidade e da resistência são apenas algumas das vantagens oferecidas por praticar constantemente atividades físicas no exterior.

Exercitar-se ao ar livre em São Paulo não é das tarefas mais simples, mas existem academias e postos de ginástica na cidade que podem ser usados gratuitamente para garantir a boa forma e se manter saudável. Em todo o estado de São Paulo são encontradas mais de mil academias ao ar livre — na capital, são mais de 300 pontos únicos.

Além de estarem localizados em algumas das principais avenidas da cidade, como a Sumaré (em Perdizes), a Professor Fonseca Rodrigues (no Alto de Pinheiros), a Afrânio Peixoto (no Butantã), a Paulista e algumas outras, também estão nos parque da Aclimação, Alfredo Volpi, Buenos Aires, Burle Marx, do Carmo, Cidade de Toronto, do Ibirapuera, da Independência, Victor Civita, do Povo, Prefeito Mário Covas e Villa-Lobos.

Um sistema diversificado de recreação ao ar livre contribui para o capital da comunidade, proporcionando um aumento na qualidade de vida de seus residentes. Com a crescente urbanização, as comunidades buscam continuamente novas maneiras de oferecer espaços e atividades ao ar livre aos residentes, e a prática esportiva em espaços exteriores é uma opção ideal.

Os exercícios ao ar livre aliados a uma alimentação ideal ajudam o cérebro a funcionar melhor e evitam a depressão e a ansiedade, já que o sol aumenta naturalmente a serotonina, o hormônio que afeta o humor. O próprio exercício produz endorfina, outro hormônio do bem-estar que melhora o ânimo e reduz a dor. Tudo aquilo que ingerimos também faz a diferença e é muito importante para nossos estados mental e físico.

Saia de casa para praticar exercícios ao ar livre (Unsplash)

Os centros de recreação permitem que os usuários se exercitem enquanto desfrutam paisagens naturais ou as projetadas em um ambiente ao ar livre. Além de atenderem a uma ampla gama de usuários e contribuírem para a saúde geral da comunidade, os parques fitness ao ar livre podem ser feitos em quase qualquer lugar. Outros benefícios que podem ser citados são:

Ecológicos

Os equipamentos usados em parques de exercícios ao ar livre para adultos não requerem eletricidade, precisam de pouca manutenção e usam poucos recursos humanos. A maioria dos materiais usados em sua construção, incluindo alumínio, aço e plásticos sustentáveis, é reciclável. O impacto mínimo no ambiente natural é atraente para o desenvolvedor, o financiador e o usuário final, e muitos participantes podem vincular a contribuição ambiental positiva ao maior prazer com exercícios.

Bem-estar

A atividade física regular é essencial para a saúde e a longevidade. Muitas pessoas relatam preferir fazer exercícios ao ar livre, o que também pode ter um efeito maior no bem-estar físico e mental. O exercício ao ar livre também é classificado como mais restaurador em comparação com o interior, visto que os ambientes naturais reduzem o estresse emocional e fisiológico.

Promove amizades

As pessoas que frequentam academias e postos de ginástica ao ar livre e os praticantes de corrida de rua costumam se socializar enquanto se exercitam, fortalecendo a comunidade e os relacionamentos interpessoais. Esses relacionamentos podem, então, apoiar o aumento do uso à medida que os participantes interagem mais prontamente uns com os outros, oferecendo incentivo, motivação e apoio.

Apoia o capital comunitário

Parques de condicionamento físico adulto ao ar livre promovem o crescimento em uma comunidade saudável. Atraem para uma vizinhança pessoas preocupadas com a saúde e muitas vezes podem influenciar o comportamento de quem não pratica exercícios físicos, expandindo os benefícios associados à prática regular para um número maior de pessoas.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste site jornalístico.