São Paulo - região metropolitana
BUSCA
DE EVENTOS
BUSCA DE EVENTOS
Fim de semana 24/01/2014

Conheça ou revisite locais esportivos históricos de SP neste fim de semana

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Estádio do Pacaembu no dia da final da Copa São Paulo de 2013 (Arquivo Seme)

Estádio do Pacaembu no dia da final da Copa São Paulo de 2013 (Arquivo Seme)

São Paulo completa 460 anos neste sábado, 25 de janeiro de 2014, e o Esportividade lista os melhores eventos esportivos que acontecerão na capital paulista neste fim de semana festivo. É uma boa oportunidade para você conhecer ou revisitar locais históricos do esporte paulistano e brasileiro.

  • Não é à toa que o kartódromo de Interlagos chama-se Ayrton Senna. Lá era onde o tricampeão de Fórmula 1 mais treinava e corria quando era ainda um adolescente. Da pista de kart, inaugurada em 1970, é possível observar o histórico autódromo, que em 12 de maio de 1940 abriu suas portas com corridas inaugurais. O kartódromo sedia neste fim de semana a 14ª edição do Super Kart Brasil, que foi idealizado pelos pilotos André Nicastro, Danilo Dirani, Dennis Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez. O evento reúne de crianças da categoria cadete aos mais veteranos da sênior. Mais de cem pilotos competirão no local, entre eles o italiano David Foré, pentacampeão mundial de kart, e o inglês Jordon Lennox-Lamb, também detentor de um título mundial, mas na categoria KZ2 (karts com marcha). Cada categoria realizará quatro corridas no fim de semana, duas por dia, e o campeão de cada uma delas será quem somar mais pontos.
  • O Club Athletico Paulistano é um dos clubes mais tradicionais da cidade de São Paulo. Fundado em 1900, está desde 29 de dezembro de 1917 situado entre as ruas Honduras e Estados Unidos, no Jardim América. O ginásio Antônio Prado Júnior, onde o time de basquete masculino adulto da casa joga contra o São José neste sábado, teve inauguração oficial em 26 de outubro de 1961. O Paulistano, cujo elenco possui jogadores como André, Arthur, César, Dawkins, Renato e Holloway, atualmente é o vice-líder do NBB. A partida começa às 18h, e é necessário levar 2 kg de alimentos não perecíveis para ingressar no ginásio.
  • O Pacaembu, oficialmente Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, foi inaugurado em 27 de abril de 1940, 15 dias antes do autódromo de Interlagos. Como já virou tradição, em 25 de janeiro acontece nele a final da Copa São Paulo júnior, competição desta vez para jogadores nascidos de 1994 a 1998. Corinthians e Santos, os dois mais recentes campeões do torneio, se enfrentam na decisão. A equipe da capital paulista tenta conquistar seu nono título e abrir ainda mais vantagem no ranking de campeões. A do litoral pode obter sua terceira taça da Copinha. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 20, e a partida terá início às 10h.
  • Ainda neste sábado de aniversário da cidade, mas às 21h, o Corinthians, agora a equipe adulta, enfrenta o São Bernardo. Trata-se da primeira partida do Corinthians no Pacaembu neste ano, mas a segunda com o mando de campo. O jogo contra o Paulista, na segunda rodada, foi para Americana porque o Corinthians foi punido pela Federação Paulista de Futebol devido ao uso de sinalizadores pela torcida corintiana na segunda partida da final do Paulista-2013, contra o Santos, na Vila Belmiro. O Corinthians venceu ambas as partidas que disputou até agora, mas por placares apertados, 2 a 1 e 1 a 0, assim como o São Bernardo, seu adversário nesta terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2014.
  • O estádio do Morumbi, cujo nome oficial é Cícero Pompeu de Toledo, teve construção iniciada em 1952 e primeira inauguração, ainda parcial, em 2 de outubro de 1960. Só em 1970, entretanto, o estádio seria inteiramente entregue à torcida tricolor. Lá, neste domingo, às 17h, o São Paulo pega o Oeste. Depois de um mau começo de Campeonato Paulista, em que foi derrotado por 2 a 0 pelo Bragantino em Bragança Paulista, o São Paulo goleou o Mogi Mirim, já no Morumbi, por 4 a 0, com gols de Osvaldo, Luis Fabiano, Ademilson e Douglas. Consequentemente, assumiu a liderança de seu grupo.

Leia também:
Aniversário de São Paulo motiva atrações especiais; confira opções

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.